Finalmente se encerram as tradições do ano novo chinês! Ufa!

Continuando alguns rituais do Ano Novo Chinês (leia o primeiro post aqui):

Há uma parada aqui em Hong Kong, no primeiro dia do ano novo e no segundo dia há fogos de artificio. Na parada, eles convidam grupos de todo o mundo para desfilar, então cada ano é diferente. Há carros alegóricos, algumas danças e música. Esse ano teve até Guerra nas Estrelas. Mas para meu olhar de brasileira, acostumada aos desfiles de carnaval, a parada pareceu um pouco fraquinha. Fiz uma compilação de alguns momentos no vídeo abaixo.

 parada ano novo chines-abordodomundo parada ano novo chines-abordodomundo2 parada ano novo chines-abordodomundo3 parada ano novo chines-abordodomundo4 parada ano novo chines-abordodomundo5

É importante nessa época cuidar dos antepassados que já partiram. Por tanto, as famílias queimam dinheiro falso, maquetes de casa e carro, para que a fumaça suba ao céu, alcançando assim os familiares para que não lhes falta dinheiro, habitação e meio de locomoção onde estiverem agora (eles também fazem isso no dia do aniversario daqueles que já se foram). Veja mais detalhes sobre essa tradição aqui.

Casas, carros e até helicópteros para queimar, ofertando aos antecepassados que já partiram
Casas, carros e até helicópteros para queimar, ofertando aos antecepassados que já partiram

Há uma dança típica, com leões e dragões, cujo significado é colher os verdes (cai qing). A palavra ‘cai’ em chinês tem som parecido às palavras que significam ‘sorte’ (cái )e ‘vegetais’ (cài). Os comerciantes devem deixar um envelope (adivinhem de que cor?) com dinheiro amarrado a alguma fruta, geralmente laranjas. Os leões de aproximam para `comer´ o vegetal e cuspir o envelope. Acredita-se que isso traz prosperidade aos negócios. Eu fiquei impressionada com a dança do leão principalmente. São duas pessoas e precisam ser um pouco malabaristas. Veja o vídeo abaixo até o final, para ver quem conseguiu pegar uma das frutas cuspidas pelo leão.

Muitas das tradições envolvem comida. Há uma comida específica que o chinês deve comer em cada um dos primeiros 7 dias do ano (macarrão, ovo, peixe, etc).

Essa figura é tipo um deus do dinheiro, todo mundo pendura na casa pra trazer riqueza
Essa figura é tipo um deus do dinheiro, todo mundo pendura na casa pra trazer riqueza

enfeites ano novo chines abordodomundo

Nessa época as pessoas se cumprimentam com um gesto específico, como podem ver abaixo, que é um desejo de que o ano traga riqueza.

No 15o dia do ano novo, há o término das celebrações, com o Festival da Lanterna. São lanternas de papel (maioria vermelha, mas nem todas). Dentro delas há charadas que as pessoas devem adivinhar. Antes, quem adivinhasse, levava a lanterna. As lanternas simbolizam deixar seu eu pra trás e adquirir um novo no ano que começa e que por sua vez abandonarão ao final do ano. Pelo que entendi, é como renovação, deixar as coisas para trás, mas saber da efemeridade do eu.

Além das lanternas, é também o dia dos namorados na China. A razão é que, antigamente, as moças “de família” solteiras, não podiam sair sozinhas. Mas nesse dia, elas podiam. Aí aproveitavam para ver os namorados. Além das lanternas, há também mais uma comida específica a se comer nesse dia: Tang yuan.

 IMG_4911 IMG_4904 IMG_4902 IMG_4899 IMG_4898 Lanternas do Ano do Macaco

Durante os primeiros dias do ano novo, o chinês procura ir a uma Árvore dos Desejos. São figueiras, consideradas especiais por ser onde Buda teve sua iluminação. Você escreve seu desejo num papel vermelho, junto com nome e data de nascimento. Amarra em uma corda e no outro extremo amarra uma laranja. Aí você joga na árvore. Se ficar pendurada entre os galhos, seu desejo vai se realizar.

Hoje em dia, para evitar danos às árvores, é proibido jogar os desejos nelas. Deve-se fazer na réplica de plástico, que fica sempre perto de uma árvore do desejo e, aparentemente, detém o mesmo “poder” da original. Veja o vídeo abaixo.