O abordodomundo agora transmite direto da Ásia! Estou Morando em Hong Kong.

No caminho para aqui, conheci outro país que eu nem pensava em visitar, o Sri Lanka. Foi o mesmo caso da Islândia: na ida da Inglaterra para Hong Kong, pela Srilankair, era mais barato dar uma paradinha no país. Confesso que nem sabia o que havia por lá antes de comprar a passagem. Foi assim que desembarquei no meu primeiro país asiático. E mais uma vez fui surpreendida positivamente.

Seguem algumas curiosidades sobre esse país:

Logo na chegada, dentro do aeroporto, há várias lojas vendendo eletrodomésticos: geladeira, fogão, máquinas de lavar, etc. Penso que os impostos devem ser caros e no aeroporto compra-se seria sem imposto. Vi muitas pessoas comprando e saindo do aeroporto carregando caixas enormes. Era gente local e não turistas.

eletrodomésticos no aeroporto em Sri Lanka

Ainda no aeroporto, o oficial da imigração, após conferir o visto, disse sejam bem vindos e nos entregou um Sim-card! Todo turista que chega ao país recebe um chip pré-pago na entrada do país, gratuitamente. Como ficamos só 3 dias, não chegamos a usar, mas ele vem com um valor para enviar SMS e se quiser fazer chamadas é só colocar crédito. Super prático. Adorei.

chip telefone gratis que te dao na entrada ao Sri Lanka

O fuso horário lá, em relação ao Brasil é de… 8 horas e meia!  Se no Brasil é meio-dia lá são 20h30. Primeiro dentro os mais de 40 países que eu conheço, em que o fuso horário é com meia hora. Nem sabia que existia isso.

Alguns homens também usam saia. Vi vários homens com um pano (sari) amarrado na cintura.

homens saia-abordodomundo

Sabe aquela história no Brasil de que, quando sua orelha está vermelha é que alguém está falando de você? Pois no Sri Lanka, quando você espirra, é sinal que alguém está falando de você. Como tenho rinite alérgica, geralmente de manhã faço uma sinfonia de espirros, o que levou o dono de um albergue dizer que eu devo ser muito popular.

O país é maioritariamente budista. Assim, como em alguns estabelecimentos no  Brasil, há uma mensagem tipo “Deus te abençoe”, no Sri Lanka a versão é May the Triple Gem Bless You”, ou seja: Que a Gema Tripla te abençoe”. Gema Tripla são 3 preceitos do budismo (Buda, Dharma, Sangha).

Que a Gema Tripla te abençoe

O budista tem como princípio não causar sofrimento a ninguém, inclusive animais. Por isso, o budista estrito é vegetariano ou vegano. Isso faz com que abundem as opções vegetarianas. Eu, que não como nenhuma carne, me encontrei nesse sentido: sempre havia opção para mim e algumas vezes até mais de uma! O único cuidado era porque a comida era um pouco apimentada. Compramos uma passagem de trem que incluía uma refeição. No site da compra, é possível escolher a opção de comida. A opção padrão era vegetariana (ver foto abaixo). Quem não quer comida vegetariana é que deve mudar para não-vegetariana (e não o contrário). Pela primeira vez não senti que era a diferente. AMEI!!!

Opção de comida vegetariana é a padrão!

Essa viagem de trem, foi de Colombo (a capital) para Kandy. Kandy é uma cidade que tem um lindo templo budista, com uma relíquia do Buda: um dente. O Templo é Patrimônio da Humanidade e uma das principais atrações turísticas do país.  A viagem em si, leva 2h30 e é considerada uma das 10 viagens de trem mais bonitas do planeta. As fotos não fazem justiça à paisagem.

O país é barato demais. Tão barato, que fomos de primeira classe no trem (com ar condicionado e serviço de bordo) e mesmo assim pagamos quase nada: cerca de U$ 20!

Viagem trem- Kandy Colombo- Sri Lanka

Nos templos budistas não se pode entrar com roupa curta, decote, nem mostrando a barriga ou ombros. Eu fui de calça mas acabei indo de blusa sem manga por conta do calor. Na entrada do templo em Kandy, há filas separadas para homens e mulheres. Na minha fila as policiais checavam as bolsas e o decoro da vestimenta. Fui barrada e me disseram para comprar um xale para cobrir os ombros. Claro que havia uns ambulantes vendendo xale na entrada do templo. Perguntei o preço por curiosidade, mas imaginei que a venda oportunista é mais cara em qualquer lugar do mundo. Na rua de trás encontrei um xale mais bonito e pela metade do preço. Eu o joguei por cima do ombro e entrei na fila das mulheres (como nos banheiros, também era maior que a dos homens). Aí uma das policiais, me parou com a mão e ajeitou meu xale, dando um nó na frente. Não sei se  para ficar mais “seguro” ou mais bonito. Só sei que no final ela, como que para finalizar o arranjo, desceu as mãos sobre o meu torso, e sem cerimônia passou a mão no meus seios! Eu fiquei meio sem ação. Mas conversando com outras mulheres turistas que haviam visitado outros países vizinhos, vi que tive sorte: isso aconteceu com elas, mas com policiais homens!

xale no templo budista, arrumado pela policial indiscreta

Em Kandy fomos surpreendidos por um festival: o Kandy Esala Perahera. Durante 10 dias, todo dia à noite, há um desfile com várias atrações. A tal relíquia é apresentada e os devotos do budismo a reverenciam. Além disso, há danças, música, chicotes, fogo, pratos girando, etc… o que achei mais diferente foram os elefantes, que participam do desfile e até dançam. Em certo momento, o público joga moedas para os caras do chicote. Em certos aspectos me lembrou o carnaval, como a organização em blocos e algumas danças. Com a diferença que não havia ninguém pelado. Aliás, os participantes eram todos homens, exceto no último bloco, no qual algumas mulheres apareceram. O desfile vai aumentando um pouco a cada dia e no último dura por umas 5 horas. Me impressionou a paciência das pessoas em ficar sentadas o tempo todo olhando o desfile. Aliás, dica: as lojas da rua vendem assentos para quem quer ver o desfile a preços altíssimos. Mas nós entramos no jardim do templo pouco antes de começar e de lá pode-se ver todo o desfile de graça. Muitos locais fazem isso. Interagimos com uma família o tempo todo, que até a comida compartilhou conosco. Não falavam inglês mas, conseguimos de alguma forma nos comunicar usando a linguagem universal da amizade e gentileza.

Algumas fotos tiradas pelo Chris Garner e vídeos abaixo:

Os chicotes abrem o desfile e no vídeo é possível ver as pessoas jogando moedas para os chicoteadores: