Em várias cidades, como Barcelona e Paris, alguns museus são gratuitos no primeiro domingo do mês (ou pode ser outro dia). Penso que isso vale para museus públicos, pois nunca vi um privado fazer isso. Alguns museus são gratuitos no domingo à tarde ou ainda em sua última hora de funcionamento em alguns dias. Para saber, tem que pesquisar e pesquisar. A internet facilita: é só olhar antes na própria página do museu. Para museus em Barcelona, veja aqui.
O Louvre, por exemplo é grátis no primeiro domingo de todos os meses. Acontece que muita gente sabe disso e forma fila bem maior que o normal. Uma maneira de driblar isso é chegar bem cedo, mas também, experiência própria, entrar não pela entrada principal (a da Pirâmide). Ao invés de descer na estação Louvre/Rivoli, desça na Palais Royal/Musée du Louvre e tem uma entrada pela própria estação, que menos gente sabe. Independente de ser dia grátis ou não, a fila é menor. Depois você vê a Pirâmide…
Outros museus têm o preço reduzido se comprar online e/ou antecipado. Além da economia, sobra mais tempo, pois é uma fila a menos a enfrentar. O museu de cera de Londres, Madame Tussauds, possibilita isso: você compra mais barato online com até um dia de antecedência- de 30 libras por 22,50, uma economia de cerca de 30 reais por ingresso. Você marca o horário de entrada, mas prepare-se pois sempre há filas. Qualquer horário e época do ano. Então não chegue em cima da hora.
Carteirinha de estudante internacional na Europa não vale como no Brasil: há descontos, mas não necessariamente a metade do preço normal. Pode ser um desconto de 2 euros, por exemplo. Varia em cada lugar e você pode checar antes também.
Vários museus oferecem desconto ou até mesmo entrada gratuita para professores. Se você é professor, leve o comprovante brasileiro: carteirinha do sindicato, contracheque (uma tia entrou em Madrid com a carteirinha da Unimed do plano de professor… mas não sei se outro lugares aceitam isso). Na França e na Espanha, quase todos os museus e atrações turísticas oferecem descontos/gratuidade para professores.
Se você viaja em grupo, veja em cada atração turística o mínimo para comprar ingressos de grupo. Pode ser que o mínimo seja 10, 15 ou 20 pessoas. Além de ingressos mais baratos, em algumas atrações há entrada separada para grupos, que geralmente anda mais rápido que a normal.
Na Alemanha os trens são muito caros. Mas se você viaja com amigos, há uma opção para viajar até 5 pessoas com um mesmo ticket (no valor de 40 euros em 2015) nos finais de semana. Geralmente vale só para os trens mais lentos, mas vale a pena até fazer amizade na fila de compra do trem e rachar o ticket. Veja mais informações aqui.



