Realizei um sonho antigo, que era conhecer Bonito, no Mato Grosso do Sul. Realmente bonito, mas tudo muito caro. A comida é preço de São Paulo. Seguem algumas dicas práticas:

Bonito mesmo é uma cidadezinha pequena, cercada por rios e as atividades estão nos arredores, em distância que variam de 11 a 80 km, aproximadamente. As atividades são organizadas entre: flutuação, grutas, trilhas e cachoeiras, aventura, balneário, mergulho. O ideal é fazer um de cada, principalmente os 4 primeiros. A Gruta do Lago Azul é cartão postal. A flutuação também é obrigatória, e há várias opções. As melhores: Rio da Prata e Rio Sucuri. Para fazer os passeios tranquilamente, penso que a estadia mínima deve ser 4 dias. Além disso, é possível ir a uma fazenda no Pantanal, em um passeio de um dia que inclui Safari e passeio de Chalana. Muito legal.

Todos os passeios devem ser comprados em agências de turismo, não podem ser diretamente no local. Não há passeios “livres”, como trilhas que você pode fazer sozinho. Algumas pessoas reclamam, mas acho que isso controla o turismo, protege o ambiente e também as pessoas (dos diversos animais selvagens).

O preço dos passeios é tabelado, por isso pode comprar em qualquer agência, nem precisa pesquisar. No entanto, o pulo do gato está no transporte até os passeios, geralmente feito em vans. Cada agência pode cobrar o que quiser e aí precisa de pesquisa sim. Ouvi gente que pagou 145 reais em um transporte pelo qual paguei 45…

Muitos dos passeios são debaixo d’água e vários locais alugam câmeras subaquáticas. Vale a pena tirar fotos, mas verifique antes se poderá levar a câmera. Alguns passeios de aventura não te permitem. Eles fotografam e vendem depois. Para alugar a câmera também há todo tipo de valor praticado. No hostel em que ficamos, Papaya Hostel, o valor estava mais em conta dos que vimos.

Os passeios têm horário marcado. Quanto mais cedo, mais chance tem de se ver os animais da região.

Mais dicas, no próximo post!

Peixes no Rio Formoso. Assim de transparente.
Peixes no Rio Formoso. Assim de transparente. Bonito, MS
Gruta da Lago Azul, sem Photoshop...  Bonito, MS
Gruta da Lago Azul, sem Photoshop… Bonito, MS