Realizei um sonho antigo, que era conhecer Bonito, no Mato Grosso do Sul. Realmente bonito, mas tudo muito caro. A comida é preço de São Paulo. Seguem algumas dicas práticas:
Bonito mesmo é uma cidadezinha pequena, cercada por rios e as atividades estão nos arredores, em distância que variam de 11 a 80 km, aproximadamente. As atividades são organizadas entre: flutuação, grutas, trilhas e cachoeiras, aventura, balneário, mergulho. O ideal é fazer um de cada, principalmente os 4 primeiros. A Gruta do Lago Azul é cartão postal. A flutuação também é obrigatória, e há várias opções. As melhores: Rio da Prata e Rio Sucuri. Para fazer os passeios tranquilamente, penso que a estadia mínima deve ser 4 dias. Além disso, é possível ir a uma fazenda no Pantanal, em um passeio de um dia que inclui Safari e passeio de Chalana. Muito legal.
Todos os passeios devem ser comprados em agências de turismo, não podem ser diretamente no local. Não há passeios “livres”, como trilhas que você pode fazer sozinho. Algumas pessoas reclamam, mas acho que isso controla o turismo, protege o ambiente e também as pessoas (dos diversos animais selvagens).
O preço dos passeios é tabelado, por isso pode comprar em qualquer agência, nem precisa pesquisar. No entanto, o pulo do gato está no transporte até os passeios, geralmente feito em vans. Cada agência pode cobrar o que quiser e aí precisa de pesquisa sim. Ouvi gente que pagou 145 reais em um transporte pelo qual paguei 45…
Muitos dos passeios são debaixo d’água e vários locais alugam câmeras subaquáticas. Vale a pena tirar fotos, mas verifique antes se poderá levar a câmera. Alguns passeios de aventura não te permitem. Eles fotografam e vendem depois. Para alugar a câmera também há todo tipo de valor praticado. No hostel em que ficamos, Papaya Hostel, o valor estava mais em conta dos que vimos.
Os passeios têm horário marcado. Quanto mais cedo, mais chance tem de se ver os animais da região.
Mais dicas, no próximo post!


Ei, Ana. Estivemos lá no ano passado. Vale mesmo muito a pena! Gastamos, por cabeça (excluindo passagem aérea e “presentinhos”), algo em torno de R$ 330/dia! Isso porque ficamos, também, num hostel (Bonito HI Hostel – muito bom, aliás).
Recomendo, além dos que você citou, a boca da onça. Deixamos o último dia para o balneário municipal. É o passeio mais barato e é muito legal!
Beijos!
CurtirCurtir
OI Poló.
Obrigada por acrescentar as informações. O Boca do Onça é trekking pesado, né? Já o balneário municipal íamos, mas trocamos pelo Pantanal.
Beijos!
CurtirCurtir
Oi, Ana. O trekking da Boca da Onça não é pesado, não. Só a escadaria pra descer até a base da cachoeira (a maior cachoeira do MS) é que é enjoada: são quase 900 degraus! Mas é muito legal! Fiz dezenas de fotos. Dá pra fazer a descida por rapel também. Economiza tempo mas aumenta o custo…
CurtirCurtir
Oi Poló.
Ok, na agência disseram que era trekking pesado. Obrigada por contribuir então.
bjs
CurtirCurtir
Ótimas dicas. Um dos grandes diferenciais de Bonito são as suas águas cristalinas que geram os mergulhos e flutuações mais transparentes do mundo. Sempre encontro pacotes de viagem para Bonito em https://www.agenciasucuri.com.br/Pacotes-de-Viagem-para-Bonito
CurtirCurtir
Bonito tem diversas opções de passeios e lugares encantadores para você conhecer. São passeios de contemplação ou mesmo de aventura em meio a uma natureza magnífica. Conheçam a cidade de Bonito. https://bonitoecotour.com/
CurtirCurtir