Inspirada por um comentário do post Curiosidades da Finlândia, aqui vai uma curiosidade sobre os países escandinavos (Finlandia, Noruega, Suécia e Dinamarca):
Nos países escandinavos há alto índice de depressão e suicídio, atribuído em parte ao clima muito frio e às várias horas de escuridão durante grande parte do ano. O alcoolismo é um problema social. As pessoas bebem demais. Para desencorajá-las, o preço das bebidas alcoólicas é altíssimo (uma cerveja na Finlandia custa entre 3 e 8 euros). Mas eles compram mesmo assim ou trazem de suas viagens aos países vizinhos. Quando cruzei de barco da Estônia para a Finlândia, vi um número no meu cartão de embarque e, sem entender, perguntei o que era: a quantidade de litros de bebida alcoólica permitida por pessoa. Muita gente com carrinhos cheios de caixas de bebidas. eles levam a família inteira para poder entrar com mais álcool!
Inclusive, sabendo do preço das bebidas alcoólicas, meu amigo Alex quis levar uma vodca para sua amiga que nos iria hospedar. Ela e o namorado ficaram muito felizes com o presente e tomaram a garrafa, sozinhos, em 2 dias!
Mas para mim o mais curioso é isso: se um escandinavo te convida para jantar em sua casa, não significa que ele está te convidando para beber. Provavelmente não vai te oferecer um vinho ou aquela cervejinha. Mas não se preocupe: você como convidado pode levar sua própria bebida e não tem a mínima obrigação de oferecer um gole ao anfitrião.
Interessantíssimo!
Adoraria o quesito “várias horas de escuridão”. Adoro a noite, funciono bem melhor à noite!
Beijo
:-]
CurtirCurtir
Ha ha ha Eu fui no verão então não sei como é a sensação. Eu peguei várias horas de claridade. Só 4 horas de noite. Tinha que dormir com os olhos tapados, para não acordar…
CurtirCurtir
Que estranhos eles, nao? Deve ser falta de trato com pessoa, mas nao deixam de ser paises com uma excelente qualidade de vida, mas claro essa questao sempre vai existir, e cada um vai viver aonde melhor se adapta.
Mas ao mesmo é triste, tanto jovens mortos, por “depressao do escuro”….podiam mandar uns tantos agora para saltar o carnaval no brasil, ao menos iam ficar o resto do ano com bom astral….
Bjs,
Felipe
CurtirCurtir
Olá. Bom… diferentes da gente. Com certeza eles também devem achar estranho fatos como um monte de gente sair praticamente pelada no Carnaval sem nenhum problema, enquanto se proibe fazer topless nas praias…
Também temos nossos problemas com as drogas…
Meus amigos e eu temos uma teoria sobre porque achamos que as pessoas de países frios são “mais frias”: o frio e a escuridão faz as pessoas ficarem mais em casa. Nosso clima permite que estejamos sempre na rua e conhecendo gente nova.
Sem dúvida os países da Escandinávia possuem excelente qualidade de vida. O que para nós é uma luta diária, para eles é direito garantido (como estudos, pouca violência, etc). Realmente, todo lugar tem suas vantagens e desvantagens…
CurtirCurtir
Oi,eu acho que a finlandia e ospaises nordicos tem muita sorte,porque se voce para pra pensar eles nao tem preocupaçao com crime como a gente tem por aqui entao resumindo eu acho que eles tem uma qualidade de vida muito melhor que a nossa,ate no clima,porque eles nao precisam gastar dinheiro com protetor solar,alem de terem uma renda bem maior que a nossa…!
CurtirCurtir
Olá Diego. Nao gastar com protetor solas? hahaha Isso é que eu digo: ver o lado positivo sempre.
Embora roupas de inverno e aquecedor sejam bem carinhos…
CurtirCurtir
adoro saber sobre essas facetas dos países desenvolvidos…com certeza a luta diária pela sobrevivência nos faz ficar de pé.
eu tive toda uma educação protestante então não tive como bater perna por aí andar tanto…por isto fiz [sem saber]o que pessoas dee países frios fazem:adquirem hobbies para curtirem em casa:
#amo fazer escutas via ondas curtas sw de rádios internacionais,sou dexista
#adoro fazzer scrapbook manual e digital
#curto demais fazer colagens,atc´s,mail art
#adoroooooooooo de paixão fazer paper snowflakes
#sou apaixonada por leitura
#sempre toive penpals e ftroco fb ´s,postais
enfim até nas culturas mais reservadas tem como se divertir!!
um abraço,que DEUS te proteja sempre,vc está vivendo o que muitas pessoas gostaria de viver,sinta-se agraciada.
“E eu quero mostrar-lhe coisas grandes e maravilhosas … Jeremias 33:3” …
http://www.flickr.com/groups/swap-snowflakes/
my blog
http://annacrafts.wordpress.com/
my twitter
http://twitter.com/annacrafts
CurtirCurtir
Ola quase xará e bem vinda a bordo!
Pelo visto, você viaja muito sem sair de casa. Eu queria ter este dom para fazer coisas manuais…
Agradeço sempre a Deus e a vida pelas oportunidades recebidas. Este blog é uma forma de compartilhar um pouquinho tudo isso…
Vou dar uma olhada no seu blog para descobrir o que sao estes papeis snowflakes…
Abraço
CurtirCurtir
muito bons os seus texto, me deixaram com mais curiosidades em conhecer estes lugares!
como voce fez para se deslocar entre suecia, dinamarca e noruega? aviao, ou foi trem mesmo?
estou planejando uma viagem para la (foi assim que encontrei seu blog e de outros mochileiros tambem hrs, mas nao faço ideia de como seria mais facil de se locomover entre as capitais!
CurtirCurtir
Bem vindo a bordo do blog Leandro.
Eu comprei um Scanrail, que é um passe de trem (que vale até para navio entre Finlândia e Suécia). Avião deve sair bem mais caro.
Trem e ônibus (procure a eurolines, que é empresa de ônibus somente em trechos internacionais- não vale entre cidades dentro de um mesmo país). A melhor coisa a se fazer para ver se vale a pena o passe de trem (scanrail) é meio chata e demorada: você faz seu roteiro e veja quanto ficaria comprar cada trecho separado. Aí veja quanto custa o passe e se for bem mais barato, vale a pena. Se você for só nas capitais por exemplo, pode não compensar. O passe não significa tudo de graça, pode haver taxa de reserva por exemplo. Por isso tem que ficar em torno de 60, 70% mais barato que comprar os trechos independentes, para valer a pena. Na Escandinávia foi a única região na Europa que valia a pena comprar o passe.
Ah, se puder aproveite para votar no abordodomundo, no Topblog. Link acima, à direita.
Boa viagem!
CurtirCurtir