Compartilho com vocês algumas curiosidades que me fazem sorrir em Hong Kong, pela excentridade e diferença com nossa cultura.
Enquanto no Brasil a onda é alisar as madeixas, aqui os salões oferecem permanente. Já vi até oferta de permanente de cílios (seja lá o que isso for: fazê-los ficar mais encurvados?). No Brasil, onde o anelado impera, muita gente estica o cabelo, como se só cabelo liso fosse bonito. Aqui, onde praticamente todos têm cabelo liso, querem ondular as madeixas e precisam fazer permanente. Principalmente entre as mulheres mais idosas, o estilo que impera é cabelo curto e anelado. Até mesmo homens já vi com cabelo frisado! Duas amigas me perguntaram se meu cabelo é natural. Ao responder que sim, elas arregalaram os olhos de admiração e disseram: eu queria que meu cabelo fosse assim! Isso confirma o que dizem: o ser humano nunca está satisfeito com o que tem.

Vi uma brincadeira em uma gincana, que só podia ser aqui: passar as bolinhas de gude de um copo para outro, usando os palitinhos. Talvez no Brasil adquira um novo significado, mas aconselho a colocar menos bolinha porque eu tentei e não consegui nem metade das que estão no vídeo.
Uma mistura para chá. Vai um chazinho com… inseto! Nhame nhame…

E a marca desse suco de tomate não soa bem para ouvidos brasileiros né? Virou até nossa brincadeira interna.

Muitas vezes deparei ao andar na rua, com várias coroas de flores na calçada. Como não leio chinês, não sabia o que estava escrito. Na primeira vez que vi pensei que alguém havia morrido. Mas aí eu vi que haviam várias seguidas e seria muita coincidência ou uma tragédia para que vizinhos tivessem perdido entes no mesmo dia. Pensei então que se tratavam de floriculturas ou até de funerárias. Só um tempo depois vim a saber que, na verdade, toda vez que alguém abre um novo negócio ou filial em novo lugar, recebe essas coroas com desejos de sucesso. Essa é apenas uma das tradições/ superstições de quem abre um novo negócio, para que o mesmo prospere.
Adoro seus posts, Ana! Seja feliz aí! 🙂
CurtirCurtir
Obrigada. Voce tambem! Ai, aqui e onde estivermos!
CurtirCurtir