Esse fim de semana inicia-se um novo ano no calendário chinês: o ano do galo. Essa é a mais importante celebração dos chineses e envolve uma série de preparativos e rituais que devem ser seguidos desde alguns dias antes até 15 dias após o ano novo. Ano passado fiz dois posts (aqui e aqui) sobre essas tradições e esse ano mergulhei fundo em um dos rituais que acontece não só nessa época, mas em pelo menos outras 3 vezes no decorrer do ano: a queima das oferendas para os antepassados. Esse é um dos rituais especialmente fascinante pois demonstra como boa parte dos chineses encara a morte e o que eles acreditam que acontece após morrermos.

Consegui acompanhar uma amiga quando foi fazer as oferendas para o seu pai no Hall dos Ancestrais, onde estão suas cinzas. Nesse vídeo explico o ritual:
Esse outro vídeo explico um pouco mais sobre o que os chineses acreditam que acontece após a morte:
Eu fico impressionada com a diversidade e criatividade das oferendas de papel. Tem para todos os gostos e necessidades. Nesse post, fui a uma das lojas que vende incenso e as oferendas e mostro algumas das curiosidades.
Thanks to Steffi and Tin Chau Hong Worshipping Material Ltd.
Para ler mais sobre o assunto, leia meu post Hong Kong – Queima de oferendas para os ancestrais
no site Brasileiras pelo Mundo.
Adorei o post. Parabéns. Gosto de acompanhar suas dicas, suas viagens. Sucesso e Proteção.
CurtirCurtir
Obrigada Eliene. Para você também tudo de lindo!
CurtirCurtir
Que barato, Ana! Que cultura interessante! Muito legal mesmo! 🙂
Beijos pra vocês
CurtirCurtir
Obrigada Poló. Beijos pra vocês também!
CurtirCurtir