Alguns estrangeiros reclamam que Hong Kong tem muita burocracia. Como brasileira, estou acostumada à burocracia, mas realmente tem horas que fica difícil. Quando me mudei para cá, como acontece quando se muda de cidade ou país, tinha várias coisas para resolver: arrumar moradia, conseguir um plano de telefone, abrir conta em banco, resolver coisas na imigração, olhar plano de saúde, contratar internet… quase tudo levou um tempo enorme, pois tínhamos que pesquisar tudo, sem conhecer as empresas com antecedência. Por exemplo: primeiro tivemos que saber quais eram as empresas de telefonia, para poder pesquisar dentro de cada uma quais eram os planos e decidir por um.
Uma história que ilustra a burocracia sem sentido daqui, foi meu caso de abrir conta no banco.
Logo nos primeiros dias que eu cheguei, tinha que fazer a matrícula na universidade. Tinha sido enviado um email com os documentos que eu tinha que levar, entre eles, o número de uma conta de banco em Hong Kong, em meu nome, para eu poder receber a bolsa.
Então antes de fazer a matrícula eu tinha que abrir a conta. Pensei em abrir no HSBC, pois é ao mesmo tempo um banco local (o H da sigla é de Hong Kong) e que tem agências no Brasil.
Fui à agência desse banco que fica no shopping center perto da universidade. Peguei a senha e fiquei uma hora para ser atendida. Um funcionário perguntou o que eu queria fazer, viu meus documentos e falou que era só esperar.
Quando sentei à mesa da gerente, falei o que queria, ela me explicou o tipo de conta, e iniciamos o processo de abrir conta: ler e assinar contratos e escanear documentos. Eu tinha levado o comprovante da residência na universidade, que era o único que eu tinha em Hong Kong, pois ainda não tinha encontrado apartamento.
Mas como minha residência não é permanente, mas temporária, ela pediu um endereço em meu nome no Brasil ou outro em Hong Kong, pois a residência universitária é considerada como algo temporário.
Isso quando eu já estava sentada com ela há mais de 30 minutos…
Eu expliquei que não tinha comprovante do Brasil comigo: eu não tenho casa no Brasil. Se eu te fornecer um endereço de onde eu morava, vai ter outra pessoa morando lá agora.
Ela respondeu que mesmo assim precisavam do comprovante de endereço no Brasil. Eu argumentei que seria totalmente sem sentido fornecer um endereço em que estaria morando outra pessoa, já que eu tinha me mudado para Hong Kong.
Ela disse que era a regra. Eu então disse que podia usar a própria carta de aceite que a universidade em Hong Kong tinha me enviado. Mas isso havia sido há 6 meses e ela acrescentou que o comprovante deveria ter sido emitido no máximo há 3 meses. Isso seria impossível, já que eu tinha saído do meu apartamento mais de 3 meses atrás. No meu último mês no Brasil eu já tinha saído do meu apartamento e ido para casa da minha mãe, mas eu não tinha nada no meu nome com o endereço dela ou qualquer outro endereço. E tinha que ser em meu nome.
Eu achei que o banco estava exagerando. Saí falando: vocês não vão ter minha conta então, vou abrir em outro banco.
Fui então a um banco chinês, que tem uma agência dentro da própria universidade. Ainda na fila, veio um funcionário conversar comigo e verificar meus documentos. Aí a mesma história: precisava de um endereço no Brasil emitido no máximo há 3 meses. Quando expliquei a impossibilidade de tal documento, ele disse que a solução era eu pedir que a universidade fizesse uma carta para meu endereço no Brasil, com data de 1 mês atrás e trazer a carta ao banco.
Ou seja, basicamente era para eu pedir para a universidade emitir uma carta falsa como comprovante de um endereço em que eu não moro…
O funcionário do banco, acrescentou:
Mas você não vai querer abrir conta conosco. É mais para estudantes chineses.
Eu entendi isso como um: nós não estamos interessados em sua conta.
Fui ao escritório responsável pela matrícula na Universidade e a senhora tentou me acalmar: todos os estudantes internacionais têm este problema. Você pode fazer a matrícula e depois traz o número da conta.
Pensei então: se todos têm este problema, porque mandam um email dizendo que precisava abrir a conta antes da matrícula?
Um problema a menos, mas ainda não resolvia a questão de como eu abriria a conta. Pedi a carta mesmo assim e, depois de esperar um pouco, ela veio… com a data de 6 meses atrás, ou seja, só uma cópia da que eu já tinha. Não sei se foi um problema de comunicação, só sei que não consegui abrir a conta. Perguntando a outros estudantes estrangeiros como fizeram, eles diziam que apresentaram a carteira de motorista do país de origem, que continha o endereço, ou uma conta emitida há menos de 3 meses. Ninguém tinha exatamente meu problema. Alguém sugeriu: tente um banco mais internacional.
Fui então ao Citibank, que tinha uma agência também dentro do shopping perto da universidade. Não falei nada do endereço, apresentei meu comprovante da residência universitária e aceitaram. Ainda abriram uma conta de estudante, que tem uma série de vantagens no meu caso. Que alívio!
Foram três dias inteiros só por conta de tentar abrir uma conta no banco, por conta de uma regra que no meu caso não fazia sentido!
Mas a alegria durou pouco. Uma semana depois, a moça que abriu minha conta disse que eu precisava apresentar um comprovante de endereço no Brasil emitido há no máximo 3 meses. Ela explicou que era novata e não sabia que precisava de outro comprovante. Quando expliquei que não tinha como fornecê-lo, ela disse que entraria em problemas se eu não resolvesse. Nessas alturas eu já tinha um endereço do apartamento que ia alugar. Perguntei se poderia usá-lo, como um segundo endereço em Hong Kong. Ela consultou alguém e me confirmou que sim. No entanto, eu não tinha ainda nenhuma conta no meu nome, pois nem tinha me mudado ainda. Ela então disse que o próprio banco me enviaria uma carta, que eu deveria levar ao banco, após recebê-la. Ou seja, no final das contas só consegui abrir a conta por conta de um erro pessoal e o banco mesmo teve que me enviar o comprovante de endereço que eu precisava apresentar para o próprio banco…
Alguém entendeu alguma coisa? Eu até agora não.

Kkkkkkkkkk.A explicação da explicação.
CurtirCurtir
Serve meu endereço? Mando pra vc….. kkkk a gente ri mas com certeza dá muita raiva. Beijos e obrigada por compartilhar conosco suas histórias
CurtirCurtir
Pois é Deia. Tinha que ser no meu nome, mesmo que nao morando mais. kkkk
Obrigada pela presença. beijos
CurtirCurtir
kkk Pois é… Fogo!
CurtirCurtir