Continuando o tema de comida em Hong Kong, compartilho mais curiosidades:

  • Algumas vezes a limonada aqui contém sal ao invés de açúcar. Nem sempre, mas não dominar o idioma pode trazer problemas. Eu pedi uma vez e veio com sal. É muito estranho, não consegui beber. Parece que no Brasil é usado como purgante, mas aqui não é o caso, é por gosto mesmo. Até para comprar pronto encontramos limonada com sal, então temos que observar para comprar a que tem açúcar.
Garrafa de limonada com sal
Garrafa de limonada com sal
  • Agora mais estranho que limonada com sal é beber vinagre. Isso mesmo. Vinagre de maçã, doce, é uma bebida aqui. Ainda por cima quente (eles preferem bebidas quentes para acompanhar a comida). Experimentei, não acreditando que era vinagre puro, pensando que o sabor devia ser um pouco diferente, mais “leve” ou doce, sei lá. Não é não, gente. É como beber vinagre quente.

 

  • No post anterior eu disse sobre minha dificuldade em reconhecer a comida pedida em restaurantes e sobre como as fotos ajudam nisso. Uma das razões pode ser a tradução mal feita ao inglês. Ou porque eles nomeiam a comida pelo que parece, não pelo que contém. Dois exemplos:

Na cantina da universidade, o cardápio diz: “Bolo de cenoura” (carrot cake/Luo Bo Gao). Mas não é bolo, não é doce, nem é feito com cenoura. Vejam a foto abaixo. É uma comida feita com nabo e às vezes ainda vem com molho picante.

"Bolo de cenoura" em Hong Kong
“Bolo de cenoura” em Hong Kong

Uma das comidas típicas de Hong Kong é o bolinho de abacaxi (pineapple bun/Bo Lo Bao). Mas… não contém abacaxi. É um bolinho doce, de farinha e ovos, e esse nome é porque a cobertura geralmente tem um formato em xadrez, que os chineses acham que parece um abacaxi. Julguem por vocês mesmos:

Bolinho de abacaxi não leva abacaxi. O nome é devido à semelhança com a fruta... Foto: http://ilovehongkong.org/unique-hong-kong-food
Bolinho de abacaxi não leva abacaxi. O nome é devido à semelhança com a fruta… Foto: http://ilovehongkong.org/unique-hong-kong-food
  • Há muitos estabelecimentos aqui só de sobremesa. São como restaurantes que só servem doces: você senta, escolhe do menu, pede e come sentadinho. Ou seja, após comer em um restaurante, as pessoas vão a um desses lugares e continuam a conversa, desfrutando dos doces. Há uma grande variedade de sobremesas. Além de várias opções de frutas, de acordo com a época, dominam os doces com textura gelatinosa, que pelo visto o povo aqui ama (muitas comidas, salgadas ou doces têm essa textura).
Restaurantes de sobremesa. Foto: http://tarts-and-pies.blogspot.hk/2012/01/autumn-stroll-in-hong-kong-hui-lau-shan.html
Restaurantes de sobremesa. Foto: http://tarts-and-pies.blogspot.hk/2012/01/autumn-stroll-in-hong-kong-hui-lau-shan.html
deserts0
Sobremesas gelatinosas, de manga
deserts2
O cardápio possui muitas opções

deserts3 deserts4 deserts5

  • Para minha decepção a culinária daqui não usa muito azeitona. Nos supermercados “normais” (os que têm aqui perto de casa), só existe uma marca, espanhola. Vem em uma latinha de 300 gramas que custa uns 10 reais. Só tem opção de preta sem caroço ou verde com pimentão dentro. E nem é muito saborosa. Para encontrar mais variedades (mas até agora não vi nenhuma com caroço), temos que ir aos supermercados mais internacionais e estar dispostos a pagar caro. Eu, que adoro azeitona, estou aprendendo a desapegar….

 

  • Além de arroz, o pessoal aqui é viciado em noodle (macarrão instantâneo, tipo miojo). Vários lugares em Hong Kong cheiram a isso. É tanta variedade, que os supermercados costumam ter um corredor, os dois lados, inteiro de noodle. O mais curioso é que, ao conversar com uma menina chinesa, que havia chegado a Hong Kong há uns 6 meses, perguntamos: quais as diferenças com sua cidade na China? O que você sente falta e não encontra aqui? Quando ela respondeu “noodles”, não conseguimos conter a cara de espanto. Ela explicou que na região dela, o modo de preparar (?!) e o tempero são diferentes daqui…
Prateleira de noodles. Todo supermercado tem duas. E essa é de um supermercado pequeno...
Prateleira de noodles. Todo supermercado tem duas. E essa é de um supermercado pequeno…

Como viram, em termos de comida, não falta criatividade aos chineses…

No próximo post: os hábitos relacionados aos restaurantes. Muito pano pra manga, muitas curiosidades divertidas. Até lá.