Chris, meu esposo, inglês, sempre diz que, para mim, antes de eu ser brasileira sou mineira. Eu respondo que não tenho culpa de ter nascido no melhor estado do Brasil…
Exageros e brincadeiras à parte, o fato é que sou sim orgulhosa da minha origem mineira. Seja por isso, ou pelo fato de que, quando estamos em terra estrangeira ficamos procurando algo familiar, ou por uma combinação das duas coisas, a questão é que acabei encontrando semelhanças, aqui em Hong Kong, com minha querida Minas Gerais.
Vejam só:
1) Minas é conhecida por ter a melhor culinária do Brasil e Hong Kong também tem o status de ser o paraíso dos amantes de comida (como a maioria das comidas não é vegetariana, não sei atestar a veracidade do fato nem aqui nem lá).
2) No meu segundo dia em Hong Kong, entrei em uma padaria e descobri que a mais famosa iguaria mineira chegou aqui: pão de queijo! E ainda por cima escrito em português!
A padaria era no centro e perto de um hotel, então pensei que podia ser coisa turística. E a grafia em português suponho que seja influência de Macau, ex-colônia portuguesa, que fica a uma hora daqui. No entanto, na padaria perto de onde moramos, lugar com poucos estrangeiros, eles também possuem a deliciosa iguaria, mas vejam a grafia! Muito engraçado.
E o sabor? Claro que nenhum mineiro acha que pão de queijo fora de Minas Gerais, nem nos estados vizinhos, tem o gosto igual ao nosso. Mas, nesse caso, não tem muito sabor de queijo ou polvilho. Parece mais uma broinha. É meio doce. E eles fazem ainda em versões com sabores diferente: pedaços de chocolate, ervas e gergelim.
E o preço? Mais ou menos uns 2 reais para um pao de queijo pequeno e R$7 para 4 ou 5. (cotação jan/2016)
3) A peteca foi inventada em Minas Gerais e chegou em Hong Kong modificada joga-se com os pés! Eu e minha imaginação fértil já inventamos uma história (atenção- isso é totalmente especulação bem humorada). A peteca chegou aqui sem ninguém que soubesse explicar como jogar. Quando alguém disse que era um objeto do Brasil, eles foram logo pensando que, se é do Brasil, deve-se jogar com os pés, como futebol…
4) Hong Kong tem diversas montanhas e altas trilhas. A montanha abaixo é perto da Universidade e a vejo todos os dias.

Moramos atrás de uma montanha, em um lugar chamado Tai Wo. Subimos nela e deu para ver a China (prédios altos lá no fundo).

No entanto, uma grande diferença com Minas é um “apenas um detalhe”: aqui tem mar! Por todos os lados (Hong Kong é uma península e várias ilhas), como podem ver ao final desse vídeo: montanhas e mar.
Agora, olhem este pôr-do-sol, que vejo da janela do escritório, com as montanhas e o mar. Faço questão de vê-lo todo dia que a poluição deixa. Não é lindo?

Ah que legal! Mesmo do outro lado do mundo, você acaba se sentindo “em casa”. Claro que não é a mesma coisa, mas imagino que deva encher o coração de alegria ver uma coisinha tão nossa, tão mineira, num lugar tão tão distante daqui, haha 🙂 Achei mesmo incrível! E muito engraçada a história da sua imaginação, hahaha. Não é que faz sentido? Acho que é a melhor explicação para a peteca ser jogada aí com os pés. Adorei o post! Dá ainda mais orgulho de ser mineira. Abraço
CurtirCurtir
Obrigada Karine!
Abracos
CurtirCurtir
Meu Deus, que engraçado ver o pão de queijo com chocolate! Haha. Sou mineira também e te entendo totalmente sobre ficar animada ao ver um pão de queijo fora de Minas Gerais, além do mais do Brasil. Espero que aproveite bastante sua estadia por aí, eu sou doida pra conhecer.
Flor, quando puder (e se quiser, lógico) dá uma passada no meu blog depois?
Vou gostar muito da sua visita!
http://www.maridx.wordpress.com
CurtirCurtir
Obrigada Marina.
Venha sim, conhecer o “lado de cá”.
vou lá conferir o seu blog sim!
Abraços
CurtirCurtir