Hong Kong é o lugar com mais feriados do mundo. Posso escutar daqui o pensamento de alguns: mais que o Brasil? Sim, bem mais. Em 2015 foram 18. Teve uma semana em setembro que foi feriado na segunda e na quinta. Isso porque junta os feriados de duas religiões (cristã e budista), além dos cívicos e os relacionados a momentos do ano, como ano novo (o chinês e o ocidental), meio do outono, equinócios e solstícios. O feriado mais importante, cheio de rituais, é o ano novo chinês, que coincide com nosso carnaval.

E o Natal, como é aqui, em um país cuja maioria de pessoas não é cristã?

Pela forte presença de estrangeiros, sim, comemora-se o Natal. É até feriado na teoria, mas na prática quase todo comércio e instituições privadas abrem. As escolas estão de recesso por 3 semanas, entre o Natal e primeira semana de janeiro. Como no hemisfério norte o ano escolar vai de agosto a junho este é o recesso do meio do ano. Assim como no Brasil temos recesso em julho.

Seguindo a tradição dos britânicos, comemora-se o natal no dia 25. Dia 24 não há nada. Além disso, ainda como na Grã Bretanha, o dia 26 também é feriado. Lá o feriado é chamado de Boxing Day porque tradicionalmente os ricos davam uma caixa com presente para seus empregados- uma das teorias é que os empregados trabalhavam no dia 25 e no dia seguinte podiam comemorar o Natal com a própria família. No entanto, aqui o feriado não é conhecido como Boxing Day, mas só como “o dia após o Natal”.

Voltando à celebração aqui: tudo abre normalmente até tarde no dia 24 e no dia 25 abrem até 18hs, ou seja, apenas fecham mais cedo (geralmente o comércio é até 22hs). Alguns estabelecimentos nem mudam os horários. Para vários chineses, o mais importante é o dia do solstício de inverno, que ocorre perto do Natal: 21 ou 22 de dezembro. Apesar de não ser feriado oficial, os estabelecimentos fecham mais cedo. É tradicional fazer uma janta com família em que deve-se comer uma comida chamada tangyuan. Uma amiga daqui não encontrou a família no Natal (sexta), mas na terça, dia do solstício.

Desde o início do mês, a cidade está enfeitada com luzes, os shoppings possuem Árvore de Natal e Papai Noel para tirar foto. No entanto, não percebi movimento maior de compras, como no Brasil, e desde o início de dezembro as lojas estão em liquidação!!! Isso indica que não é uma época forte de vendas…

Enfim, espero que tenham tido um Feliz Natal e desejo a todos e todas um Excelente 2016!

Decoração de Natal nas ruas de Hong Kong
Decoração de Natal nas ruas de Hong Kong

E como é que fala Feliz Natal em cantonês? Clique abaixo para ver minha amiga Steffi pronunciando.

Recohecem essas músicas? Duas canções de Natal, em cantonês, em um culto de Natal do qual participei em Hong Kong.