Quase todo mundo que eu conheci aqui, ao me apresentar e dizer que sou brasileira, faz uma cara de surpresa e me pergunta:

– Como você veio parar aqui?

Ainda vou ter coragem para responder:

-De avião, uai!

Latinos em geral são raros aqui. Ainda não encontrei nenhum brasileiro… Há muito estrangeiro em Hong Kong, mas a maioria é asiática ou europeia. Alguns australianos e norte-americanos completam o cenário de estrangeiros loiros de olhos azuis. E eles se concentram na ilha de Hong Kong, que é o centro. Nós estamos morando bem afastados do centro, literalmente, quase lá na China. O fato de que muita gente aqui não está acostumada com latinos gera situações inusitadas.

Uma menina de 20 anos, ao saber que sou brasileira, disse:

– Brasil? Quando penso em Brasil, penso em mulher com bunda grande.

Isso demonstra um pouco também a falta de tato do pessoal daqui. Falam o que pensam, não têm medo de desagradar ou ofender.

Agora o que tem me incomodado mesmo é o tanto que eles encaram. Olham de cima para baixo, dos pés à cabeça. Alguns rindo, outros com cara de interrogação. E não estou falando só de homens, mas também as mulheres e as crianças (estas últimas até compreendo). É um olhar de curiosidade e eles não olham discretamente ou tentam disfarçar. Ficam lá na minha frente, balançando a cabeça de cima para baixo mesmo estando pertinho de mim como, por exemplo, dentro do elevador. Quando estou com o Chris e ele percebe, ele até arrisca um “hello” para ver se a pessoal fica sem graça, mas não funciona sempre. Será que me acostumo um dia?

De outra feita, cheguei em um bar para encontrar um amigo. Por sua vez, ele havia levado outros amigos. Fui me apresentando, e um desses amigos, antes mesmo de me dizer oi, imediatamente perguntou:

– De onde você é?

– Sou brasileira.

– Sabia que era de um desses lugares exóticos.

Exótica, eu? Como assim? Para mim, exóticos são os tailandeses ou indonésios. Mas aqui são só vizinhos…. É… tudo depende mesmo do ponto de vista (o que me lembra este post antigo Gregos x Turcos).

 

ilha de hong kong-abordodomundo
Visão da ilha de Hong Kong, com seus arranha-céus. Ali a concentração de estrangeiros é maior.
tai wo com vista para china-abordomundo
Nós estamos morando afastados do centro. Subimos nessa montanha atrás de casa e deu para ver até a China (os prédios altos lá no fundo)