A Turquia foi o país de cultura mais diferente à nossa em que eu estive.
Algo curioso e interessante é que sua maior cidade, Istambul (ou Constantinopla? Saiba porque neste post) é a única cidade do mundo que se situa em dois continentes. No meio da cidade passa um rio, que na verdade é o mar Bósforo, unindo o mar Negro ao mar de Mármara. Então do lado oeste é Europa e do lado este é Ásia! Claro que o povo de lá se gaba de ser “a ponte entre dois mundos”.
Duas coisas me faziam lembrar constantemente que eu estava em um país cuja grande maioria da população é da religião mulçumana:
1) As inúmeras mesquitas. Enormes e lindas, com seus minaretes (torres características) enchendo o horizonte da cidade.
2) 5 vezes ao dia, onde quer que se esteja, se escuta as orações diárias, cantadas por toda a cidade. É emocionante. Também se pode ver as pessoas fazendo as orações no meio da rua, se curvando em seus tapetes.
Além disso, é interessante ver os homens se cumprimentarem dando beijinhos no rosto e andarem de mãos dadas…
Se você gostou deste post, leia também: tradição turca
Um video feito em uma mesquita na hora de uma das orações
OI ANA, VC DISSE NO POST QUE A tURQUIA FOI O PAÍS QUE MAIS TE IMPRESSIONOU PELA DIFERENÇA DE CULTURA EM RELAÇÃO AO BRASIL, MAS NAO DISSE EXATAMENTE QUAIS AS DIFERENÇAS… FIQUEI CURIOSA…!!
DESCOBRI SEU BLOG AGORA… MTO BOM!!
BJOSS!!
CurtirCurtir
Oi Viviane.
Meio que estão no post as razoes, embora nao de forma explícita: homens andando de maos dadas sem ser gays, mesquitas no horizonte ao invés de igrejas, mulheres com véus (e eu tive que colocar também em alguns lugares), lugares com puros homens e nenhuma mulher, vendedores insistentes… basicamente isso…
volte sempre!
CurtirCurtir
Excelentes fotos 🙂 Que bom rever Istambul, esta cidade cheia de magia e cultura vincada.
CurtirCurtir
Bem vindo a bordo! Que bomn que gostou das fotos.
Abraço
CurtirCurtir
E quem não é muçulmano? Pode continuar andando numa boa durante as orações? Não é discriminado?
Beijos!
CurtirCurtir
Oi Poló. A Turquia é um estado laico. Nao senti descriminação alguma, mesmo quando nao andava com lenço cobrindo a cabeça. Ao menos em Istambul, percebi que metade das mulheres nao usavam este lenço e muita gente andava na hora da oração. De qualquer maneira, é coisa rápida, demora máximo 20 minutos… Bjs
CurtirCurtir
Adorei tudo e gostaria de saber mais,vou para turquia em junho me mande dicas.
CurtirCurtir
Bem vinda a bordo do blog Érika.
Você vai só para Istambul ou onde mais?
Aproveite muito.
CurtirCurtir