Esta semana foi aniversário do blog. 2 anos já! Uau!
Isso significa que fazem dois anos que voltei.
Tenho gostado de partilhar minhas aventuras aqui, dos comentários, de conhecer virtualmente gente nova e com a mesma cabeça…
Desde o início fiz uma lista dos casos, dos anjos, das dicas, da vida de marinheira. E as listas ainda estão longe de acabar! Ainda mais que elas aumentam também, com aventuras e pensamentos novos. E olhem que no início eu postava um dia sim outro não! Agora uma vez por semana, mais tranquilamente…
Há pouco voltei de uma viagem internacional, como estão lendo. O regresso de um país estrangeiro não deixou de ser estranho para mim. Tive que encarar a pergunta que fiz a mim mesma: quero mesmo ficar no Brasil ou quero morar fora de novo? Sei que o momento agora é de estar aqui em meu país, mas.. e depois? O bom é que a angústia foi menor que eu esperava. Se por um lado, amo sentir-me estrangeira, por outro vejo que tenho conseguido trazer a Ana Clara lá de fora para cá (essencial ler este post para entender). E vi que, não é preciso morar fora para viver o que gosto. Com uma viagem posso sentir por alguns dias a sensação de ser diferente, de sair da rotina, conhecer gente legal e me comunicar em outra língua…
Mas neste tempo aprendi, principalmente, a estar bem onde quer que eu esteja, passando pelo que seja.
Obrigada a todo/as que me acompanham aqui, a bordo do mundo!
Parabéns, Ana. Interessante a abordagem sobre SER imigrante e suas implicações (ex. necessidade de se virar, etc.). Além dessa experiência, percebi que fora do Brasil, a gente se sente parte do mundo. Notícias chegam de todos os lugares IMEDIATAMENTE. Se um canal de TV é melancólico ou dramático na apresentação dos fatos, outro é direto, simples e puro. Se um país – USA – puxa a informação para a conformidade de sua ação política internacional, outro canal em outro país – como a BBC em Londres, acerta aquele fato com outra visão e assim a gente se sente totalmente a par da realidade mundial e consequentemente “A BORDO DO MUNDO”!
Outra experiência foi de ver que a imprensa COBRA os-as “Políticos”. Há roubo, acha-se o dinheiro e há ação criminal em cima do-da “Político”. Existe aqui na vida política Canadense um órgão que é responsável em verificar todos os gastos “Políticos”, chamado General Auditor. Funciona mesmo!
Dia 4 de Março completei 3 anos de Landing Immigrant. Como você diz, “Amo ser estrangeiro”.
CurtirCurtir
Parabéns pelos 2 anos querida!
CurtirCurtir
Obrigada!
CurtirCurtir
Oi Izary. Obrigada pelo comentário informativo. E parabens pelos 3 anos de being an inmigrant! Beijos
CurtirCurtir
Parabéns, Claroviski!!!
Bjs,
Flávia
CurtirCurtir
Valeu Flávia!
CurtirCurtir