Antes da viagem ao Canadá, escrevi que estava receosa de voar em bando, ou seja, viajar em grupo. Antes de falar como foi esta experiência, tenho que explicar porque gosto de viajar sozinha em mochilões para conhecer vários lugares (porque há tipos e tipos de viagens).
Desde que me surgiu a vontade de mochilar pela América Latina, sabia que tinha que ir desacompanhada. Eu queria fazer tudo do jeito que eu queria. Se quisesse mudar o roteiro mudava, se decidisse ficar mais ou menos em algum lugar, faria isso, etc…
Quando se está com alguém, há que ceder e às vezes fazer algo que não se quer. Até pode acontecer de parar para comer ou descansar quando não se quer, mas a outra pessoa sim.
Não é que eu não gosto de gente, pelo contrário: adoro fazer amizade. Mas necessito dos meus momentos só comigo mesma. Ainda mais em viagens. Tem horas que a beleza é tão grande que não dá nem vontade de falar, só de admirar em silêncio. Fazer isso estando só é mais fácil, mas estando com alguém, provavelmente o momento se perde. Assim, creio que sozinha é mais fácil me conectar com os lugares: presto mais atenção à minha volta, estou mais em contato com o entorno. Quando estou com alguém, ando conversando. Quando sozinha, vou observando.
Viajando sozinha também me conecto mais com as pessoas. Quando se está em grupo, geralmente a companhia é sempre a mesma. Sozinha, é possível fazer amizade com várias pessoas. É inclusive mais difícil ficar só do que acompanhada. Há muita gente viajando sozinha também e quem viaja é mais aberto, em geral. Sempre tem algum motivo para iniciar uma conversação: de onde você é? Já foi a tal cidade? O que achou? Precisa de ajuda com a língua?
Quando viajei pelo Peru, tive companhia o tempo todo. Depois de uns dias eu dizia pra mim mesma:
-Agora, chega. Necessito de um tempo. Não vou puxar papo com ninguém.
Mas era impossível: alguém precisava de ajuda ou engatilhava uma conversa e lá estava eu com companhia de novo…

Legal, Ana. Gostei de ler sobre tua experiência.
CurtirCurtir
Legal! me identifiquei com seu relato. Planejando ir ao Chile. Bj
CurtirCurtir
Olá Roseana!
O Chile é um país com diferentes belezas. Boa viagem! Abraço
CurtirCurtir
Olá, olá!
Quanto tempo sem aparecer e já conferindo as novidades daqui!
Depois dos meus primeiros oito meses a bordo de navio, me vi muitas vezes lembrando de sua página, com dicas precisas, diretas e cheias de originalidade que só se encontra aqui, Ana.
Este texto é real. Por vezes que desci com um grupo ou um simples amigo, em algum porto na Itália ou em uma das ilhas gregas, tive de refazer a rota novamente sozinho, se quisesse realmente apreender tudo o que o lugar tinha a me passar – algo praticamente impossível, pela dispersão do povo!
É isso aí!
Bons ventos a você!
Success!
CurtirCurtir
Oi marinheiro!
Que legal você por aqui.
Gostou da vida de marinheiro então?
Bon ventos pra você tb!
Abraço
CurtirCurtir
Oi, Clara!
Concordo com várias coisas q vc escreveu. Realmente viajar sozinho é mto bom. Mas tem certas viagens, certas atividades q a companhia faz mta falta… Sempre viajei sozinha, mas numa dessas andanças, num certo por-do-sol numa praia paradisíaca, senti muita falta de alguém pra compartilhar tamanha beleza. às vezes os sentimentos transbordam e o compartilhar faz uma falta danada!
Outro momento ruim q vivi viajando sozinha foi em uma cidade grande. queria muito ir a um ensaio de um grupo a noite, q era num lugar perigoso. nao fui por medo e por nao ter ninguem pra dividir o taxi…
enfim, vantagens e desvantagens como vc disse.
bjao!
CurtirCurtir
OI Mari.
Sim, tem certas viagens mnas quais é melhoro estar acompanhada. Praia por exemplo. Já passei mais de uma vex por situações de dividir taxi e nao tive dúvida: saí perguntando quem queria dividir um taxi. Aguarde a continuação deste post.
Beijo
CurtirCurtir
Super legal esse blog! Minha mãe fica no meu pé que queria que eu fizesse um blog assim. Trabalho em navio faz 7 anos e amo! Amo viajar e viajo sozinha bastante! Amo idiomas e já fui pra Itália estudar https://www.facebook.com/scuoladantealighieriITALIA/?fref=ts E adoro beleza tenho essa página que convido quem gosta do assunto a curtir: http://www.facebook.com/beleza0
Parabéns pelo blog!
CurtirCurtir
Bem vinda a bordo do blog Aline. Obrigada e bons ventos!
CurtirCurtir