Segue uma série de curiosidades, ou seja, coisas diferentes de nossa cultura, da Inglaterra, país do meu esposo, Chris. Espero que gostem!

  • Todos os feriados durante o ano são colocados nas segundas mais próximas ao dia oficial. Por exemplo, se 1º de maio cai numa quinta, todos trabalham neste dia e a folga vai para a segunda, dia 5.

 

  • Ao avistar um lugar com o símbolo abaixo, o inglês sabe que é o estabelecimento é um barbeiro/cabeleireiro. A origem provável é que há muitos anos o barbeiro era quem fazia as pequenas cirurgias. O avental branco ficava manchado de vermelho sangue e eles penduravam na janela para secar. O azul provavelmente representa as veias.

hair dresser england

  • O sistema bancário lá é integrado: mesmo sendo cliente de um banco, você pode sacar dinheiro e fazer outras transações em caixas eletrônicos de qualquer banco, mesmo que não seja correntista dele. E não paga a mais por isso. Aliás, não se cobra nada para abrir e manter conta em bancos. Afinal, você está emprestando dinheiro ao banco…
  • Parte dos ingleses segura o garfo ao contrário da gente. Eles colocam a comida no que seria nossa parte de trás do garfo. Aproveite sua viagem para observar isso. Vê-los tentando equilibrar uma ervilha para levar à boca pode ser divertido.
O inglês Chris comendo- com o garfo ao contrário. !?!
O inglês Chris comendo- com o garfo ao contrário. !?!
  • O modelo de tv pública britânico é único no mundo. A BBC é emissora de rádio e tv paga pelo povo. Toda casa que tenha aparelho de tv deve pagar anualmente um valor (atualmente 145 libras, cerca de 800 reais e há desconto para quem é deficiente visual), quer usufruam da emissora ou não. Uma vez pago, a família ou pessoa recebe um certificado. Se a casa não possuir aparelho de televisão, a pessoal tem que declarar isso. Há vans detectores de sinal, que vão verificando se a residência tem a permissão. Caso não tenha pago e esteja assistindo tv ou ouvindo rádio, há multa de 1000 libras (mais de 4 mil reais). A BBC tem atualmente diversas estações de rádio e 10 canais de televisão. Não há publicidade durante os programas e a emissora tenta ser imparcial. Inclusive transmitem coisas que criticam a própria empresa, o que é meio estranho. A BBC é referência em programas de qualidade, especialmente jornalismo, e teve vários formatos de programas exportados para outros países.bbc