Continuando a série inusual: Isso não estava no roteiro, relato algo que ocorreu no mochilão pela América Latina, no ano de 2005. Portanto, pode ser que as coisas tenham mudado…
Um peruano havia me dito que em alguns lugares em seu país havia a prática do linchamento: roubou, morreu. Não acreditei muito, mesmo quando vi em uma cidadezinha do interior, algumas pichações que mostravam intolerância contra quem desobedecesse as regras sociais (coisas como “para ladrão, cortar a mão é solução”).
Um dia eu estava na cidade de Trujillo, andando a noite na rua com os três mosqueteiros (clique aqui pra saber esta história). De repente uma pedra passou raspando ao meu lado. Na mesma hora, pessoas que vinham em nossa direção, ao ver algo atrás da gente, fizeram cara de espanto, e correram para trás. Correria. Eu nem virei a cabeça para saber o que tinha atrás de mim e comecei a correr também. Como várias pessoas, entramos numa loja na esquina. Foi quando vimos que três homens perseguiam outro. Eles conseguiram agarrá-lo no meio do cruzamento e a bater forte nele. Algumas pessoas, entre elas Chris, o mosqueteiro inglês, foram apartar. Carros começaram a buzinar porque o grupo estava bloqueando a rua. Aí conseguiram que a briga terminasse.
Os mosqueteiros me perguntaram o que tinha acontecido, mas eu não sabia responder. Não procurei saber, pois foi realmente ruim de presenciar…
