Este caso se passou na linda Praga, na República Tcheca. Após conhecer a cidade, ia pegar um trem para o próximo destino. Era um sábado cedo. Saí do albergue e as ruas estavam desertas. Estava claro, mas ninguém na rua. A estação era a uma distância caminhável e era mais rápido ir a pé.. Faltando uns dois quarteirões para chegar, dobrou a esquina em minha direção um homem mal vestido. Assim que o vi sabia que ia me abordar pois olhou diretamente para mim. Ele me falou algo em checo, provavelmente me pediu dinheiro. Por questão de segurança, não ia parar no meio da rua deserta e abrir minha bolsa. Disse em inglês: “desculpe, não falo checo” e continuei andando. Vi pelo canto dos olhos que ele ficou parado me olhando, pensando no que fazer. Quando cheguei na esquina, vi que ele havia se decidido por vir atrás de mim. Começou a andar rápido em minha direção.

Eu estava com minha mochila nas costas, que devia estar pesando uns doze quilos. Tentei apertar o passo, mas não conseguia correr por causa do peso. A mochila me puxava para trás. Senti-me como naqueles sonhos em que a gente tenta gritar e não sai voz, correr e as pernas não obedecem… Quando ele se aproximou de mim, tentando encostar na mochila, eu fiquei tentando afastá-lo com as mãos, enquanto continuava andando apressada. Até que alcancei o quarteirão da estação e vi na distância um homem jovem saindo dela. Eu gritei em inglês: Help.  Ele veio correndo em minha direção e começou a conversar com o homem, em checo. Não entendo a língua, mas tive quase certeza que ele estava dizendo para ele me deixar em paz, para não assustar os turistas. Não quis ficar para ver o desfecho, disse “obrigada, obrigada” para o homem e segui em direção à rodoviária.

Como minha amiga Mariana Sardinha disse depois que contei o caso para ela, eu podia ter ficado e conhecido meu herói. Quem sabe não surgia um romance, como nos filmes? Mas na vida real, eu só queria entrar na segurança da estação. Infelizmente, deste anjinho da guarda, nem mesmo o nome fiquei sabendo… mas minha gratidão é eterna.

Vista aérea de Praga. Recomendo subir na torre, na catedral do castelo. Pouca gente sabe, mas inclusive é grátis.
Vista aérea de Praga. Recomendo subir na torre, na catedral do castelo. Pouca gente sabe, mas inclusive é grátis.
Praga
Praga