Quando os europeus chegaram na América, encontraram diversos povos. Alguns destes se organizavam de forma complexa e são conhecidas hoje como civilizações pré-colombianas. Os exemplos que nos são mais familiares seriam: Maias, Incas e Astecas. Ao contrário da maioria das tribos que habitavam o que hoje é o Brasil, aqueles povos faziam casas de pedra ao invés de madeira e tinham conhecimentos de astronomia e matemática e desenvolveram avançados calendários. Eram também sociedades bélicas, que lutavam por território. Penso que isso determinou sua maior sobrevivência em relação às tribos do Brasil. O fato de estarem acostumados à escravidão e de serem povos guerreiros, fez com que muitos aguentassem as novas condições de vida e imposições. No Brasil, a maioria dos índios foi exterminada e sua influência em nossa vida é bem menos perceptível do que os indígenas de nossos países vizinhos.
Quando mochilei pela América Latina, algumas características dos países latinos me chamaram a atenção por ser bem distintas a dos brasileiros.
Exemplos: a postura de protesto (gritam e lutam pelo que acham certo, como pude presenciar em algumas manifestações) e a quantidade de vendedores ambulantes que vendem de tudo em qualquer lugar.
Penso que isso pode ser explicado em parte por essa forte herança indígena.
