Segue o último relato do casamento inglês (veja a parte 1 aqui e a 2 aqui)

A festa do casamento. Para começar os convidados têm lugar marcado para sentar. Antes da festa, faz-se o plano de mesa. Pega-se todas as pessoas que confirmaram, dividi-se pela quantidade de mesas e tenta-se montas os grupos por mesa. Parece fácil, mas não é. Gasta muito fosfato. Algumas famílias ficam partidas, outras mesas sobram uma cadeira. Ao colocar os convidados que não se conhecem numa mesma mesa, tenta-se ver alguma afinidade que possa ser motivo de conversa. Tem que fazer e refazer, como um quebra-cabeça.

Plano de mesa na entrada
Plano de mesa na entrada

Cada mesa tem o nome dos convidados na frente dos lugares. Na entrada do salão, fica um plano de mesa. O convidado procura o nome dele, vê em que mesa está (número) e vai direto na sua mesa, identificada pelo número.  Já na mesa, é só procurar pelo nome. Cada convidado encontra em seu lugar uma pequena lembrança, que geralmente é diferente para homens e mulheres. No nosso caso, foi um saquinho com amêndoas.

Os nomes das pessoas ficam sobre a mesa, no lugar onde devem se sentar
Os nomes das pessoas ficam sobre a mesa, no lugar onde devem se sentar

Na mesa principal, ficam os noivos e a família como pais, irmãos e as pessoas mais próximas. No nosso foi um pouco diferente. Ficamos na mesa com as pessoas que iam fazer os discursos.

visão do salão com mesa dos noivos ao fundo
visão do salão com mesa dos noivos ao fundo

Quando o casal entra no salão pela primeira vez, todos começam a aplaudir. O Chris tinha se esquecido de me contar isso, até porque ele tinha se esquecido deste detalhe e eu entrei toda descontraída e levei um susto com os gritos e aplausos.

Não se usa ter madrinhas e padrinhos. O noivo escolhe um Best man (literalmente: melhor homem), que vai ajudar com alianças, preparativos e faz um discurso (e que organiza a despedida de solteiro). A noiva escolhe uma ou mais amigas (geralmente da mesma idade da noiva) para ser brides maids (algo como donzelas da noiva). Elas geralmente se vestem igual (ao menor a cor ou modelo) e entram antes da noiva, com arranjos de flores. Também estariam para ajudar a noiva a se arrumar, etc. No meu caso, tive uma brides maid, a Esther.

Esther, a brides maid cantando
Esther, a brides maid cantando

Em um determinado momento da festa, acontecem os discursos. Pessoas previamente combinadas falam sobre os noivos, desejam coisas ou fazem alguma leitura. O Best man sempre fala (muitas vezes contando coisas embaraçosas ou engraçadas sobre o noivo) e o noivo também. Mas não é comum que a noiva fale(!). só seu pai. Claro que esta tradição eu quebrei. Estão todos conversando e alguém bate na taça com o talher. Aí como mágica, todos se calam para escutar o discurso. Em casamentos formais (não foi o caso) há uma ordem determinada para cada fala, que inclui leitura de mensagem dos ausentes. Aqueles que ajudaram no casamento, recebem lembrancinhas dos noivos.

O discurso do best man Max
O discurso do best man Max

No final dos discursos, há um brinde coletivo. Todos os convidados põem champanhe na taça e brindam aos noivos.

Brinde!
Brinde!
Viva os noivos!
Viva os noivos!

A primeira refeição após o casamento, independente da hora e do conteúdo, se chama desjejum ou café da manhã (breakfast).

Após a comida, os noivos inauguram a pista de danças com a famosa primeira dança como casal. Escolhemos uma música significativa (como é difícil escolher uma só!) e o DJ nos apresentou dizendo: eis com vocês a primeira dança do casal Oliveira Garner.

Nobody does it better...
Nobody does it better…

Na Inglaterra as pessoas geralmente só têm um sobrenome, o do pai. Quando a mulher casa, geralmente troca o do pai pelo do marido. Por isso passam a ser conhecidos como senhor e senhora X (sendo X o sobrenome do homem). Essa tradição me parece ainda machista. Como o Chris é lindo demais, ele quis adotar o nome de minha família. Por isso, somos o casal Oliveira Garner. Eu adotei o sobrenome dele, sem tirar os meus. Fiquei com 2 nomes e 3 sobrenomes. Se é um pouco grande no Brasil, imagine na Inglaterra! O Chris fica me gozando dizendo que eu fiquei com nome de princesa. Bom, o príncipe eu já encontrei…

casamento ingles- abordodomundo24

casamento ingles- abordodomundo7