País Vasco* ou Euskadi

É uma comunidade autônoma da Espanha com mais de 2 milhões de habitantes. Está localizado nos montes Pirineus, no norte da Espanha e sul da França. Famoso pelo ETA, grupo separatista que quer a independência  da Espanha e de vez em quando explode umas bombas para pedir isso.

*O nome é com “v” mesmo, mas o espanhol pronuncia todo v com som de b, por isso sempre escutamos no Brasil: País “Basco”

Idioma

O povo Vasco, assim como os catalães e os galegos, têm sua própria língua: o euskara.

Como se desenvolveram isolados nos Pirineus, dizem que a língua não se parece com nenhuma outra. Alguns chamam de língua do diabo, porque é muito difícil de aprender… Para mim soava um pouco como chinês, não sei porque. Mas é realmente estranha, com palavras grandes, cheias de Z e K. exemplo: Obrigada é “Eskerrik asko”. Ah! Não tem a letra C.

Placas bilingues: espanhol e euskara
Placas bilingues: espanhol e euskara

Bilbao

O casco antigo da cidade é lindinho. A parte nova é fantástica. A impressão que dá é que qualquer coisa que tinham que construir, uma ponte, uma rua, era desculpa pra tentar fazer uma obra de arte. As pontes, os edifícios são todos “estilizados”, cheios de curvas e reentrâncias. As saídos do metrô também são interessantes. Lindo!

Bilbao
Bilbao
Saída do metrô em Bilbao
Saída do metrô em Bilbao

Música

Estive lá no dia 21 de junho, que foi o dia europeu da música. Gente, que coisa incrível! Ia andando e topando com música em cada esquina: um coro aqui, uma banda de jazz ali, um quarteto de corda acolá e no final do dia uma orquestra. Tudo grátis.

Guggenhein:

O famoso museu foi uma grande experiência. Meu amigo Omar tinha um contato e não só entramos grátis no museu, como fomos aos bastidores: os armazéns, parte de restauração, etc… Foi uma aula de museu pra mim. Legal demais.

O museu também é fantástico. Nem tanto pelas exposições, mas pelo edifício em si.

Bilbao-guggenhein

San Sebastian

Essa cidade é banhada pelo Mar Cantábrio.

O casco antigo da cidade é realmente muito lindo.

A cidade é cheia de montanhas, o que me fez lembrar das minhas Minas Gerais. Cheia de cultura: música (desde uma orquestra só de acordeão até uma percussão brasileira), esculturas…

Bom, ali foi também onde vi mais forte o lado político do País Vasco, com manifestação pela anistia de presos políticos e vários cartazes espalhados pela cidade.

Peine del viento (pente do mar): Esculturas à beira mar do artista Chillida, de San Sebastian.
Peine del viento (pente do mar): Esculturas à beira mar do artista Chillida, de San Sebastian.
San Sebastian
San Sebastian
manifestação pela anistia dos presos políticos