Não podia concluir Cuba sem falar de música.
Longe de deixar que as dificuldades do dia a dia os endureçam, o cubano é sobretudo alegre. E musical. E dançante. A música está em todos os lugares: nas ruas, nos bares, nos lugares próprios para dançar, além de shows. Não é coisa só “pra turista ver”, está no sangue. É difícil não ter vontade de sair dançando com os ritmos tradicionais. Mas não vou ficar aqui falando dos ritmos, vou comentar uma reportagem da bbc sobre algo que só poderia ocorrer em Cuba mesmo:

Cuba é conhecida mundialmente pela música e dança, e tem como ícones Buena Vista Social Club. Alguns ritmos tradicionais são o son, a trova, o chá-chá-chá, a rumba, o mambo, a guajira e a salsa. Acreditem: há pelo menos uma música muito famosa no mundo de cada um desses ritmos e você já escutou inúmeras vezes.
Mais recentemente, em toda América Latina, surgiu o reggaeton, que é uma mistura de reggae em espanhol com hip-hop. O problema (além de que é um ritmo repetitivo e bate-estaca) é que as letras geralmente são sexualizadas, agressivas e degradam as mulheres. Um pouco como o funk brasileiro (quem quiser ter o “prazer” de conhecer, pode ver um vídeo no youtube, clicando aqui).
A juventude está cada dia mais preferindo o reggaeton aos ritmos tradicionais. Por isso, o Instituto Musical Cubano decidiu banir de lugares públicos o reggaeton. Os músicos desse ritmo terão sua vida dificultada, pois não poderão gravar, aparecer em programas ou ser tocados nas rádios e em lugares públicos. Dentro de casa, cada um escuta o que quiser.
É o tipo de coisa que vai contra a liberdade individual e de imprensa, o que é um absurdo. Jamais farei apologia à censura mas, sinceramente, esse ação me divide. Se o negócio é ruim e ofensivo, os ouvidos e a cultura agradecem. Por isso digo que só mesmo Cuba poderia gerar esse sentimento dúbio…

Abaixo coloco alguns vídeos que gravei em Cuba. São de baixa qualidade, mas é só pra dar um pouco do gostinho de estar em um país musical. Vários ritmos em lugares diferentes.

Guantanamera- Música ao vivo em um bar em La Havana, Cuba Perdi as contas de quantas vezes escutei essa música lá…

Música ao vivo nas ruas de Trinidad, Cuba

Música ao vivo em uma casa de música em Santiago, Cuba- ritmo Trova: