Em linhas gerais, algumas pessoas se adaptam à vida de marinheiro e outras não conseguem ficar muito tempo. Depende do tanto que alguém consegue estar em um ambiente cuja pressão é constante. Exemplo: sempre se tem que agradar os passageiros. No último dia de cruzeiro, estes preenchem um formulário de satisfação. Se um camareiro ou garçom não tem comentário positivo ou tem um negativo, pode ser “punido”: na semana seguinte diminuem o número de cabines ou mesas e, conseqüentemente, recebem menos gorjetas. Isto faz com que muitos camareiros, quase implorem um comentário positivo, fazendo chantagens emocionais como: “meus filhos estão passando fome…”
Além disso, trabalhar por muitas horas ao dia e meses seguidos sem descanso neste ambiente não é bom para a saúde de ninguém. Muita gente não agüenta e desiste nas primeiras semanas. Alguns finalizam o primeiro contrato e não voltam nunca mais. Mas há muitas pessoas que vivem anos como marinheiros, mesmo não gostando da vida a bordo. Algumas pensam que não têm opção melhor de sobrevivência em seu país. O desemprego assusta.
Enfim, somente trabalhando em um navio pude entender a verdade contida no antigo provérbio grego: “Existem três classes de homens: os vivos, os mortos e os marinheiros”.
eu gostei e tenho muita vontade de se marinheira.
CurtirCurtir
Bem vina a bordo Beatriz. Se tiver este sonho, prepare-se e tente, nao é tao difícil conseguir. Quero fazer um post sobre isso…
Boa sorte!
CurtirCurtir
Qual agências de recrutamento você indica e como foi todo o processo até você conseguir embarca?
CurtirCurtir
Bem vindo a bordo!
Na verdade eu não estava no Brasil e não fui através das agências, então não posso recomendar. Tentei direto nas empresas de cruzeiro e recomendo que faça o mesmo.
para o processo de embarque, veja os postos:
https://abordodomundo.wordpress.com/2009/11/05/como-consegui-o-trabalho-de-tripulante/ e
https://abordodomundo.wordpress.com/2009/11/12/como-consegui-o-trabalho-de-tripulante-2/
Bons ventos!
CurtirCurtir
Olá Ana, vc fez quantos contratos e de quanto tempo? Tô doido pra entrar nessa aventura, mesmo sabendo o que me espera.
CurtirCurtir
Seja bem vindo a bordo Rômulo. Eu fiz um contrato de 3 meses (excepcional) e outro de 6, que prolonguei para mais 3, ou seja, 9. Bons ventos!
CurtirCurtir