Enquanto aqui no Brasil o ciclista urbano na maioria das idades luta para não ser atropelado, em diversas cidades da Europa, a bicicleta é meio de transporte público. Barcelona, Paris, Londres, entre várias outras, além de contar com ciclovias por toda parte, têm o esquema de aluguel.
Em linhas gerais (varia de cidade pra cidade) funciona assim: existem várias estações espalhadas pela cidade. Elas são automatizadas, você insere o cartão (ou dinheiro), pede uma bicicleta pelo número e ela é liberada. Você pega a bicicleta em uma estação e tem até meia hora para deixar em outra. Se ainda não tiver chegado, é só pegar nesta mesma estação outra bici e seguir viagem.
Cada cidade tem o sistema de cobrar. Em Barcelona você paga uma anualidade e usa livremente. Em Paris você pode pagar uma vez só ou ter passe (de um dia, uma semana, um mês…)
As bicicletas têm até cestinhas para se colocar bolsas, sacolas.
É barato, saudável e mais sustentável.
O sistema foi implantado em Barcelona quando eu estava indo embora. Após a minha quase morte em Amsterdan por andar em bicicleta (para ler esta história, clique aqui), não havia mais andado em uma.
Em julho de 2011, dez anos após o incidente, visitando minha amiga Simone, ela me convenceu a andar em bicicleta. Confesso que tremia muito, mas ela disse: é só me seguir!
Nada como vencer um trauma andando às margens do Sena, passando ao lado do Louvre e curtindo as belezas de Paris…
Para saber mais, algumas páginas oficiais:
www.bicing.cat Barcelona
http://www.velib.paris.fr Paris
http://www.tfl.gov.uk/roadusers/cycling/11598.aspx


daa hora anda da bike
CurtirCurtir
Legal demais, Ana. Fiquei com inveja por 2 motivos: pela própria viagem nestes lugares deliciosos que vc teve a dádiva de mergulhar e pelo fato deu nao saber andar de bicicleta (ainda)…rsrs. Muito bacana o blog. Muito bem escrito e fácil de mexer. Bem sedutor e te prende nele. Gostei dos relatos bolivianos tb, bem interessantes. Lendo esses relatos lembrei do ditado “a cabeça pensa onde os pés pisam” . Imagino o que vc não deve ter sentido nessas andanças…Bjo procê. Parabéns pelo blog.
CurtirCurtir
Bem vindo a bordo Guilherme. Aqui tento reproduzir um pouco do que me veio à cabeça ao pisar em diversos lugares.
mas não fique com inveja: nao ando bem de bicicleta. Se nao fosse minha amiga, jamais teria arriscado… rs
Obrigada pelas palavras. Té.
CurtirCurtir