Enquanto aqui no Brasil o ciclista urbano na maioria das idades luta para não ser atropelado, em diversas cidades da Europa, a bicicleta é meio de transporte público. Barcelona, Paris, Londres, entre várias outras, além de contar com ciclovias por toda parte, têm o esquema de aluguel.

Em linhas gerais (varia de cidade pra cidade) funciona assim: existem várias estações espalhadas pela cidade. Elas são automatizadas, você insere o cartão (ou dinheiro), pede uma bicicleta pelo número e ela é liberada. Você pega a bicicleta em uma estação e tem até meia hora para deixar em outra. Se ainda não tiver chegado, é só pegar nesta mesma estação outra bici e seguir viagem.

Cada cidade tem o sistema de cobrar. Em Barcelona você paga uma anualidade e usa livremente. Em Paris você pode pagar uma vez só ou ter passe (de um dia, uma semana, um mês…)

As bicicletas têm até cestinhas para se colocar bolsas, sacolas.

É barato, saudável e mais sustentável.

O sistema foi implantado em Barcelona quando eu estava indo embora. Após a minha quase morte em Amsterdan por andar em bicicleta (para ler esta história, clique aqui), não havia mais andado em uma.

Em julho de 2011, dez anos após o incidente, visitando minha amiga Simone, ela me convenceu a andar em bicicleta. Confesso que tremia muito, mas ela disse: é só me seguir!

Nada como vencer um trauma andando às margens do Sena, passando ao lado do Louvre e curtindo as belezas de Paris…

Para saber mais, algumas páginas oficiais:

www.bicing.cat Barcelona

http://www.velib.paris.fr Paris

http://www.tfl.gov.uk/roadusers/cycling/11598.aspx

Em bici na Pont Neuf
Simone em frente ao Louvre