Semana passada estive em São Paulo, numa reunião das Assessorias Universitárias de Relações Internacionais. Em uma das palestras passaram um divertido vídeo sobre choque cultural e cultura internacional. Coloquei legendas em português nas principais partes para que vocês se divirtam (a piada da guarda costeira alemã precisa de entender inglês, mas acho que consegui explicar). Da minha parte, posso atestar que passei por todos estes processos. Acredito que quem já teve uma experiência intercultural também.
Se tiverem problema em visualizar o video abaixo,vejam o original no youtube clicando aqui.
Oi Ana! Amei seu blog de cara!
Tantas dúvidas que passam pela nossa cabeça novata…
Estou entrando nessa de cabeça, mas ainda não larguei meu emprego, estou pesquisando, lendo muito sobre tudo aí. Moro no Rio de Janeiro – Região dos Lagos – e tenho um amigo que me iniciou nessa tragetória de infinitos frios na barriga.
Nem me escrevi ainda, estou me preparando sabe…
Seu blog é muito, muito massa e vc canta muito bem =D
Sou casada, sei que é bem difícil conseguirmos embarcar juntos, mas vamos tentar ao máximo.
Algumas dicas marinheira? rs
Bjo grande!
CurtirCurtir
Obrigada pela presença Verlana. Que bom que você gostou do blog. Você está tentando embarcar de que? Tema lguma empresa em mente? Dica? Uf… dê uma olhada nas seções “vida de marinheira”e “dicas”. Mas, em resumo, esteja preparada para muitos apertos, falta se sono, etc.. porque para a parte boa não precisa se preparar, né? rs… E, acima de tudo, se você nao quiser estremecer seu casamento, não embarque separada do seu marido. Ainda vou fazer um post sobre relações a bordo e você vai entender, mas vá por mim… Abraços
CurtirCurtir
Ana, obrigada!
Pensei em me candidatar ao bar… Pensei tbm na Agência Infinity…
Mas pretendo começar a mergulhar nisso em Outubro, novembro..
Já li tantas coisas sabe… Coisas boas e coisas de arrepiar!
Trabalho na recepção, administração de um hotel aqui em Búzios faz quase 3 anos, estou fazendo inglês.
Imagino que as relações no navio devem ser uma loucura…
Me disseram que se minha vaga sair primeiro que a do meu marido (ou vice-versa) a agência dá preferência para o casal. Será? Não sei se quero arriscar. Mas precisamos mto disso!
O propósito mesmo é TRABALHAR e MUITO!
Sei que nada se compara a estar aí mas estou acostumada a trabalhar muito.
Obrigada mais uma vez! ♥
CurtirCurtir
Se voce tem experiencia em hotelaria pode se candidatar a algo melhor. No bar se trabalha muito (carregando coisas pesadas) e não se ganha tão bem. Quem ganha melhor é garçom e camareiro, se este for seu caso. Mas trabalham tipo 16 horas por dia e carregando muito peso. Existem funções mais tranquilas (staff), como recepcionista, no departamento de excursão, lojas, etc (atendimento ao público) para a qual você estaria mais qualificada (precisando do inglês). Não se ganha tão bem, mas também dá para fazer um pé de meia…. Agora, a recepção recebe todas as reclamações, mas você já deve estar acostumada. A excursão é a melhor relação: ganho bom/trabalho bom. Não é pesado e pode-se ganhar bem, dependendo das vendas. Em geral, o bom do navio é você quase não gasta nada. Bom, tem gente que não consegue controlar o impulso consumista, principalmente ao estar em outro país. Enfim, trabahar muito é uma coisa básica no navio (poucos são os que não fazem). Agora, uma coisa é trabalhar muito e outra coisa é trabalhar pesado, com riscos de danos para a própria saúde. Dependendo da estrutura física da pessoa, as agências mesmo já barram algumas atividades. Uma marinheira me contou que queria ser garçonete, mas é muito magrinha e o cara falou que ela nao aguentaria carregar as bandeijas…. Enfim, sorte. E qq duvida, é só postar!
CurtirCurtir
Ana, obrigada!
Sua ajuda está sendo de grande valia!
Conversei com meu marido e ele realmente achou que não deveríamos embarcar separados, precisamos conversar com a agência pra ver o que eles podem fazer por nós..
Ah! Tô esperando o post sobre as relações no navio hein!
Enfim… Tô animada, porém com mtas dúvidas ainda.. Sorry!
Meu inglês é mto fraquinho pra essas funções legais ainda.. Me comunico por palavras e não por frases… Ainda não me arrisco. Mas estou estudando.
Sei que são mtas funções, na verdade acho que não conheço nem a metade delas!
Ana, qtos contratos no currículo? Agora vc está embarcada?
Obrigada pela atenção a mim e desculpe te encher o saco.. rsrs, marinheira de primeira viagem, acho que vc sabe bem o que é isso.. rsrs
Bjão!
CurtirCurtir
Oi Verlana. Se voce falar que seu ingles é fraquinho, vão te colocar para “descascar batata no porão”. rs… Bom, tudo depende para que companhias você quer trabalhar, da nacionalidade dos passageiros. De toda maneira, a lingua oficial entre a tripulaçao é o inglês (porque alguns oficiais de países do Leste Europeu só falam inglês). Ou seja, treinamentos e tal vão ser em inglês. Mas se os passageiros forem brasileiros ou portugueses, por exemplo, você pode trabalhar com atendimento ao público. Mesmo para o bar você precisaria de entender o que os passageiros pedem. Mas nao fale muito do seu inglês não. Conheci muitos marinheiros latinos que só enrolavam no inglês. Se na hora do contrato eles nao verificarem, diga que tem ingles intermediário e pronto. Aprende na marra! rs…
Eu tive dois contratos e agora estou em terra firme. Não entro mais em canoa furada… Fique à vontade para perguntar. Abraços.
CurtirCurtir