Quem já lê o blog há algum tempo, percebeu que são os pequenos detalhes de uma cultura que me agradam e divertem. Pois compartilho agora mais uma coisa que me chamou a atenção no Peru (para a primeira, clique aqui):

O papel higiênico por ali é algo pessoal. Não existe isso de entrar num banheiro e ter um rolo lá, bonitinho, te esperando, prontinho para ser usado. Ok, no Brasil e até na Europa muitos dos banheiros públicos gratuitos não contam com este artículo. Mas no Peru não importa o lugar nem se você pagou ou não para entrar: restaurantes, museus, sítios arqueológicos, albergues… simplesmente não se encontra papel higiênico.

Por este motivo, cada pessoa tem que carregar seu próprio rolo (ou simplesmente não usar). Isso faz com que se encontre o dito objeto à venda em todos os lugares, dos esperados (como um supermercado) aos mais inusitados como lanchonetes, igrejas e até carrinhos que vendem frutas na rua.

Mas talvez esse não seja o artigo mais raro por aquelas bandas: comendo nos lugares mais “mochileiros”, ao pedir guardanapo, as senhoras donas dos estabelecimentos, apareciam com um rolo de papel higiênico na mão, tiravam um pedaço e me davam… Buen provecho!

Huaraz, Peru

Peruanazinha em Arequipa