Continuando com o tema das festas da Espanha, hoje compartilho duas tradições da Catalunha:

Sant Jordi, em catalão é São Jorge, o padroeiro da Catalunha (que é uma região da Espanha, como se fosse um estado, cuja capital é Barcelona). No dia 23 de abril, celebra-se seu dia. Conta a lenda que São Jorge salvou a princesa e matou o dragão com sua lança. Do sangue do dragão nasceu uma rosa. Por isso neste dia, os homens dão rosas para as mulheres. Também neste dia é o dia internacional do livro. Então, as mulheres dão aos homens um livro. Esta é a tradição. Vocês podem pensar que as mulheres ficam em desvantagem econômica, mas o preço das flores é inflacionado em abril e uma rosa apenas chega a custar 4 euros!

(Meu primeiro trabalho em Barcelona foi no dia de São Jorge: distribuir para os usuários do metrô marcadores de livro com a marca dos Transportes Metropolitanos de Barcelona)

A Calzotada é uma festa para comer os calçots, espécie de cebolinhas. No final do inverno, princípio de primavera, se assam os calçots diretamente na brasa. As pessoas se reúnem para comer. Tem-se que tirar a parte de fora, queimada, com a mão, mergulhar num molho muito bom que não de que é e comer com babador para não sujar a roupa. É divertido e algo bem comunitário. Uma delícia! E vegetariano!

1. assando os calçots 2. que ficam tostados por fora  3. tirando o queimado  4. preparando a salsa  5. mergulhando o calçot na salsa  6. e tentando comer sem fazer muita bagunça
1. assando os calçots 2. que ficam tostados por fora 3. tirando o queimado 4. preparando a salsa 5. mergulhando o calçot na salsa 6. e tentando comer sem fazer muita bagunça