No quesito festas populares, acho que a Espanha até vence o Brasil. Ô povo que gosta de festejar! Os feriados são quase todos religiosos (católicos), como era de se esperar. Tive a oportunidade de participar de várias festas e conhecer as tradições (até em feriado comum ao Brasil o festejo é um pouco ou muito diferente).

No dia de Reis, 6 de janeiro, há desfiles pelas ruas de pessoas fantasiadas e que vão jogando uma infinidade de balas e doces pro pessoal nas ruas. O pessoal leva até sacolas para guardar as balas. Eu levei a minha durante dois anos e tive bala para oferecer para visitas até a metade do ano! (e numa das vezes, enquanto tentava fotografar, fui atingida por uma bala super dura lançada ao ar, que caiu direto no meu nariz e chegou a sangrar).

Ao menos em Barcelona, existem as festas dos bairros. Ruas são fechadas, shows, comidas típicas, por vários dias. A do bairro onde eu morava, Gracia, é a mais famosa da cidade. Ali, algumas ruas escolhem um tema e “se enfeitam” (em 2006 teve: ET, jogos eletrônicos, Shrek, historias infantis, motivos chineses, etc). Há uma votação da rua mais bonita, que ganha um prêmio.

(vou postar mais sobre este tema…)

Jogando bala pro povo
Jogando bala pro povo

O povo e as balas na rua
O povo e as balas na rua
Quanta bala!
Quanta bala!
Rua na Festa Maior de Gracia em 2006
Rua na Festa Maior de Gracia em 2006
Tati e eu na rua dos jogos eletrônicos
Tati e eu na rua dos jogos eletrônicos
Minha sobrinha compõe a rua tão bonita
Minha sombrinha compõe decoração da rua tão bonita
Rua enfeitada no bairro Gracia- Barcelona
A rua Verdi, vencedora de 2006 com o tema extraterrestres