No quesito festas populares, acho que a Espanha até vence o Brasil. Ô povo que gosta de festejar! Os feriados são quase todos religiosos (católicos), como era de se esperar. Tive a oportunidade de participar de várias festas e conhecer as tradições (até em feriado comum ao Brasil o festejo é um pouco ou muito diferente).
No dia de Reis, 6 de janeiro, há desfiles pelas ruas de pessoas fantasiadas e que vão jogando uma infinidade de balas e doces pro pessoal nas ruas. O pessoal leva até sacolas para guardar as balas. Eu levei a minha durante dois anos e tive bala para oferecer para visitas até a metade do ano! (e numa das vezes, enquanto tentava fotografar, fui atingida por uma bala super dura lançada ao ar, que caiu direto no meu nariz e chegou a sangrar).
Ao menos em Barcelona, existem as festas dos bairros. Ruas são fechadas, shows, comidas típicas, por vários dias. A do bairro onde eu morava, Gracia, é a mais famosa da cidade. Ali, algumas ruas escolhem um tema e “se enfeitam” (em 2006 teve: ET, jogos eletrônicos, Shrek, historias infantis, motivos chineses, etc). Há uma votação da rua mais bonita, que ganha um prêmio.
(vou postar mais sobre este tema…)

Teu blog é ótimo…parabéns…
CurtirCurtir
Obrigada Daniela. Abraços
CurtirCurtir
Reconheço que Barcelona e bonita, mais falar só de Barcelona em Festas como se for de toda Espanha, é como falar das festas de São Paulo como si foram as únicas do Brasil.
Para falar de um país você tem que conhecer, no casso contrario e melhor falar só das cidade.
Obrigado
CurtirCurtir
Prezado, sim, bem observado. Na verdade, nesse post são festas de Barcelona. É que é parte de uma série de posts sobre Curiosidades da Espanha. Viajei por aquele país e o conheço bem, mas morei mesmo em Barcelona, assim falo em mais detalhes das festas de lá.
Abraços
CurtirCurtir