Um dos problemas que o viajante encontra ao passear por um lugar, é na hora em que dá aquela vontade de ir ao banheiro. Quem que bate perna o dia todo, vai se encontrar com este problema algumas vezes durante o dia. Os lugares mais turísticos, em geral, contam com banheiros públicos, mas a maioria é paga. Rola a cara de pau de entrar num bar e pedir para usar o banheiro, mas muitos dizem não ou te cobram de todo jeito. Mas se não há banheiros públicos e você não quiser parar para consumir nada, aqui vai a grande dica:

McDonalds e companhia = banheiro publico grátis.

Além de onipresentes, nesses lugares ninguém controla quem vai ao banheiro e em geral estão cheios. Assim, pode-se usar o banheiro sem ser notado. Na Europa, principalmente nos países mais ricos como a Suíça (quanto mais se tem mais se quer?), essas cadeias de comida rápida devem ter percebido essa “prática”: as portas dos banheiros ficam fechadas e para entrar é preciso digitar um código que só é fornecido… na nota de compra! Que isso não seja empecilho: é só esperar um pouquinho na frente da porta que, sem demora, alguém entra ou sai, deixando a porta aberta por alguns segundos, suficientes para entrar.

Observação:

Neste quesito “banheiros”, nota 10 para Portugal: sempre há banheiros públicos perto dos lugares turísticos. Gratuitos, limpos e com papel higiênico.