Salzburg é uma cidade austríaca onde nasceu Mozart. É conhecida como uma cidade musical, cheia de orquestras e corais. Presenciei dois lindos concertos ao ar livre. Fiquei num albergue um pouco afastado do centro turístico. Uma noite, voltando sozinha ao albergue, as ruas estavam escuras e totalmente desertas. Não tinha certeza do caminho de volta, mas não queria parar para pegar o mapa na bolsa e dar bandeira que eu era turista. Comecei a ter um certo medo e fui orando para nada de ruim acontecer. Então escuto umas vozes se aproximando. Eram 4 pessoas andando e cantando em alemão, língua do país. Apesar de não falar nada de alemão, reconheci na hora a melodia! Era uma música que, ao menos em português, diz simplesmente assim:
“Caminhamos pela luz de Deus. Caminhamos pela luz de Deus. Caminhamos óóó caminhamos pela luz de Deus”.
Tive a certeza de que estava sendo cuidada e sabia que devia seguir aqueles 4 anjos. Fiz isso, caminhando atrás deles e cantando a música em português. Não deu outra: passaram exatamente em frente ao meu albergue, onde fiquei, não sem antes soltar um “obrigada”. Umas das moças virou a cabeça para trás e sorriu sem parar de cantar. Tenho certeza que me entendeu. Às vezes, não é necessário falar uma mesma língua para se entender. A música é mesmo uma linguagem universal.
(Encontrei no youtube um coral cantando a música em portugues e outra lingua, que nao sei qual é. Se quiser dar uma escutada, para ter uma idéia, clique aqui)







É muito bom estar aqui. Espaço deiferente dos demais! Aqui, além de experiências, temos poesia, lirismo e literatura!
Escrita inteligente, acima de tudo!
Ao ler o texto, a cena é inevitável: o escuro, a noite, a canção!
Música é, deveras, assim: não requer tradução, mas percepção!
Beijo!
CurtirCurtir
Obrigada pelas palavras e pela participação Eli. Abraços
CurtirCurtir