Em 2016 encontramos uma passagem de Hong Kong a Bangkok, na Tailândia, por apenas U$200. Como o custo de vida de lá é baratíssimo e era um feriado prolongado, não pensamos duas vezes e passamos uma semana lá. Fomos a Bangkok e a Ayuattha, umas ruínas diferentes de tudo que eu já tinha visto (e olha que eu sou caçadora de ruínas, pois adoro). A ideia era ir em seguida pra uma praia, que é o que a Tailândia tem de mais famoso: lindas praias. No entanto, tivemos nosso mais sério aperto em viagem: o Chris precisou fazer uma cirurgia dentária de urgência. Ele já vinha sentindo uma dor no dente e teve um dia lá em que aumentou muito e ele não conseguia nem mastigar. Perguntamos no hotel se havia uma clínica dental por perto. Foi aí que descobrimos uma curiosidade da Tailândia: este país também é um destino para tratamentos dentários!!! Isso porque a qualidade do tratamento é boa e os preços são muito mais baratos que na Europa e alguns lugares da Ásia. De fato, em Hong Kong teríamos pago pelo menos o dobro. Aí entendemos porque em Bangkok há uma clínica dental em cada quarteirão.
Todos os profissionais que nos atenderam falam inglês bem, os equipamentos são modernos (as radiografias digitais de excelente qualidade podem ser enviadas por email), a própria clínica fornece os remédios como antibióticos e foi tudo bem rápido. A chegada na urgência, o diagnóstico e exames, a explicação das alternativas, tudo aconteceu em uma hora. A cirurgia em si foi feita em seguida. Quando ele voltou também para checar se estava tudo bem, foi atendido prontamente.

Descobrimos que muitos estrangeiros aproveitam para combinar o tratamento dental com férias na praia. A dentista nos explicou que as pessoas chegam em Bangkok e fazem a primeira intervenção. Vão para a praia no mesmo dia, voltando para o check-up antes de retornar ao seu país. Os tratamentos às vezes precisam de 3 ou 4 idas espaçadas em intervalos de alguns meses. Contando as passagens, o tratamento em si e a hospedagem ainda fica mais barato que em vários países!
Pegamos o orçamento para ver se continuaríamos o tratamento lá, já que as passagens são super em conta e os preços em Hong Kong bem mais altos. Depois enviei tudo para minha prima dentista, o que ia precisar fazer, e perguntei quanto ficaria o tratamento seguinte no Brasil. E… ao menos em Belo Horizonte, o tratamento sai ainda mais barato que na Tailândia! Fica aí uma sugestão para o ministério do turismo brasileiro: temos lindas praias e excelente dentistas. Que tal usar tratamento dental para atrair turistas? hahaha
Apesar da história ser típica da série “isto não estava no roteiro”, também ilustra como algo inicialmente ruim pode vir para o bem. O Chris estava com uma infecção enorme, que poderia se espalhar rapidamente e comprometer sua saúde. Assim, a Tailândia foi um ótimo lugar para passar por essa urgência: mais em conta que Hong Kong (onde estamos morando) e mais fácil de nos comunicar com os profissionais que nos atenderam. Mas vamos deixar para continuar o tratamento no Brasil.

Hehehe… Mas que bom que deu certo! 🙂
CurtirCurtir