Algumas pessoas me perguntam se vale a pena comprar passe de trem, tipo o Eurorail, para viajar em alguns países da Europa.

A resposta é: depende. Depende principalmente da sua rota e seu tempo de viagem.

O eurorail pode ser por tempo, tipo 15 dias consecutivos ou por região (2 a 3 países fronteiriços). Por tempo o preço é mais salgado, mas você não tem limitação de países.

Minha sugestão é a seguinte: faça seu roteiro, as cidades que quer visitar e o tempo que terá. Veja o preço do Eurorail para seu destino.

Depois, calcule quanto você gastaria se tivesse que comprar trecho a trecho. Para saber isso, só pesquisando mesmo, leva tempo. Você pode colocar no Google: trains Germany, por exemplo, e vai sair na empresa responsável pelos trens da Alemanha. Todos têm opção de inglês, no mínimo. No sites tem buscadores de trem, dá para você saber a média de quanto custa o trecho desejado. Você faz isso com todos os trechos, soma e veja se a diferença é grande.

Leve em consideração duas coisas:

1)    O passe oferece alguns descontos em hospedagem, transporte local e museus, de acordo com o país.

2)    Se quiser garantir seu lugar em um trem específico com horário e dia determinado, algumas vezes mesmo com o passe, você deve pagar uma taxa.

Para dizer a verdade, para mim não compensou. O passe para cobrir os 4 meses em que mochilei pela Europa em 2007 era mais caro que comprar tudo separado. Somente na Escandinávia, que é muito cara, comprei o Scanrail. Li que o passe dava desconto na passagem de navio entre Finlândia e Suécia, mas isso acabou até saindo de graça!

Trem é a maneira mais europeia de viajar. Legal e diferente para nós, brasileiros. Claro que, mesmo sem um passe, você vai andar muito de trem. Mas também é interessante pesquisar voos. Com antecedência, dá para comprar voos bem baratos. Mas cuidado que alguns cobram para despachar bagagem e outros aterrisam em aeroportos distantes, fazendo com que tenha que pegar um transporte até a cidade, o que aumenta tempo e $$.

Para economizar de verdade, há uma empresa de ônibus que faz trechos somente entre países (não entre cidades dentro do mesmo país). Claro que é mais demorado, mas se tiver tempo… É a Eurolines.

Ah! Se você morar na Europa por pelo menos seis meses, você pode comprar um Interail, que é o que os europeus podem usar e sai bem mais barato.

Vendo a paisagem passar em um trem pela Europa...
Vendo a paisagem passar em um trem pela Europa…