Para terminar a série Isso não estava no roteiro, relato um susto, mas que teve um final incrível e muito legal.

Em Salzburg, Áustria, cidade natal de Mozart, fiquei em um albergue há uns 20 minutos de caminhada do centro histórico. Saí durante o dia para a parte histórica. Lá pelas 21 horas, já bastante escuro, peguei meu mapa e comecei a andar de volta para o albergue. Ao sair da parte histórica, as ruas, além de escuras, estavam totalmente desertas. Totalmente mesmo, nem uma alma. Comecei a temer. Se aparecesse alguém com más intenções, poderia tentar fazer o que quisesse comigo, já que não havia ninguém para me ajudar. Bastante apreensiva, apertei o passo e fui orando por proteção. Para piorar, tinha guardado o mapa, não querendo dar muita pinta de turista caso aparecesse alguém e acabei errando o caminho e dando volta. Minha mente se enchia de dúvidas: tiro o mapa e olho o caminho ou vou pela intuição porque sabia mais ou menos em qual direção seguir? Se aparecer alguém é melhor perguntar o caminho ou seria muito arriscado?

No meio desta indecisão, comecei a escutar sons vindo da rua perpendicular à que eu estava.

Volto para não cruzar com o som ou vou em direção dele?

Aí distingui que o som eram pessoas cantando uma música. Não falo uma palavra de alemão (além daquelas 4 ou 5 básicas), mas reconheci a melodia. Era uma música cristã, que só tem uma frase, repetida várias vezes. Na tradução em português:

Caminhamos pela luz de Deus.

(escute aqui: http://www.youtube.com/watch?v=ekc8TIDNGpg)

Vi as 4 pessoas andavam pela rua, cantando esta canção em diferentes vozes. Tive certeza de que podia confiar nelas e de eram anjos (veja aqui o que são os anjos) enviados para me guiar em segurança. Fui andando atrás deles, cantando a música em português. Não deu outra: eles passaram exatamente em frente ao meu albergue. Antes de entrar, disse, em português mesmo: obrigada. Um deles virou para trás e me deu um sorriso, sem interromper a cantoria…

Salzburg, Austria.
Salzburg, Austria.
Vista noturna de Salzburg, Austria.
Vista noturna de Salzburg, Austria.