Eu sempre falo que a Espanha é um país menor que Minas Gerais, mas que consegue ter em seu território pelo menos 5 línguas e alguns grupos separatistas. O mais famoso deles é o ETA, que busca a independência do País Vasco (veja aqui mais informações sobre o País Vasco). Quando morei em Barcelona, tive oportunidade de ir neste (atual) estado espanhol. Lá fui à Bilbao, a capital, e também à bela San Sebastian. Os voos eram de Barcelona a Bilbao na ida e volta. Entre as duas cidades bascas fui de ônibus.

San Sebastián pareceu-me bem revolucionária: cartazes e pichações pedindo independência, cheguei a presenciar uma passeata pela liberação de presos políticos.

Na volta a Bilbao para pegar o avião a Barcelona, o ônibus foi parado pela polícia. Pensei que era algo de rotina, tipo fiscalização. Um policial entrou e ficou vários minutos dentro do ônibus. Parecia que buscava algo. Suponho que uma bomba. Olhou os compartimentos de colocar bolsas, verificou embaixo das poltronas. Pediram os documentos de uns dois homens, fizeram perguntas que não entendi (não sei se porque falaram em euskara ou pelo nervosismo em que eu estava) e mandaram bruscamente outro desligar o telefone celular… Creio que não tenho cara de terrorista porque não pediram meus documentos. A demora foi fazendo todos ficarmos nervosos. Eu comecei a temer perder o voo, mas principalmente fui contaminada pelo clima tenso que tomou conta do ônibus. Imagina viver isso com frequência?

Se gostou deste post, leia: clima de terrorismo.

San Sebastián, País Vasco. Espanha.
San Sebastián, País Vasco. Espanha.