No videopost Impressões gerais (Clique aqui) falei sobre as impressões que tive de Cuba. Aqui vão mais algumas:

Parada no tempo. Muita gente diz que Cuba parece que parou nos anos 50, principalmente por causa dos carros antigos em circulação. Bom, vi bastante carros mais modernos, principalmente táxis. Mas, mesmo assim, tive esta impressão: a internet é super lenta e os computadores também. Wifi quase inexiste. Não é a maioria das pessoas que tem celular. Passagens, ingressos, entradas: é tudo escrito à mão, sem uso de computadores, e carimbado.

Só existe uma marca de cada produto, no máximo duas. Por exemplo: suco de caixinha, por toda a ilha só vi um tipo, que tinha uns 5 sabores diferentes no máximo. Não há muita escolha. Os balcões dos estabelecimentos ficam quase vazios, bem diferentes dos nossos com ofertas de mil produtos…

Os homens cubanos assediam muito. Alguns, doidos para sair da ilha, veem no casamento com uma estrangeira a única oportunidade para tal, já que a saída deles, mesmo a passeio, é super restringida. Os homens me cantavam na rua, começavam a conversar, insinuavam, insistiam. Realmente incomodou um pouco. E olhem que estava com  meu namorado. Um homem até ofereceu a ele trocar sua esposa por mim. Ainda bem que estava brincando, porque o Chris aceitou! rsrsrs

 

Paisagem no malecón de La Havana, Cuba
Cena no malecón de La Havana, Cuba