Quando visitei a Espanha pela primeira vez, em 2001, fiquei na casa de uma família espanhola, que não conhecia de antes, junto com uma amiga. Um dia nos convidaram para jantar com eles. Mochileiras sem dinheiro, economizamos no almoço e voltamos pra casa com muita fome. Na hora do jantar, serviram pão com alguns petiscos. Pensamos: ok, a janta vai ser mais como um lanche da tarde.

Minha amiga comeu até estourar. Todos já haviam parado de comer e ela lá, mandando ver. Quando ela finalmente se dá por satisfeita, recosta na cadeira, abre um sorriso e diz gracias.

Aí a dona da casa diz:

– Ok, agora para o segundo prato.

E serviram mais dois pratos, além da sobremesa. Ela teve que fazer espaço para mais comida, para não fazer desfeita.

Foi dessa maneira cômico-trágica que tomei contato com o hábito alimentício da Espanha e de boa parte da América Latina: o hábito dos três pratos. Ao contrário do Brasil onde todos os pratos que foram preparados são colocados na mesa de uma vez e cada um come como quer, na Espanha vão trazendo aos poucos. O primeiro geralmente é como entrada: petiscos ou sopa. Somente quando todos acabaram se retira o primeiro e se traz o segundo. E assim vai.

Post relacionado: menu del día.

Se gostou deste post, veja a série Curiosidades da Espanha. Vá ao início clicando aqui.

Post mais acessado da série: Curiosidades da Espanha 8.

O bonito Palacio Real, em Madrid
Símbolo de Madrid: urso comendo madronho.