ATENÇÃO: A promoção do País de Gales continua. Coloque um comentário com seu nome e contato para eu poder sortear entre os votantes!
Para mim, o navio é como uma bolha de proteção. A vida dentro dele é uma coisa à parte, tanto que o mundo exterior é chamado pelos tripulantes de “mundo de fora”, de “vida real”. Trabalhar muitas horas mantém a mente ocupada e, junto com a distância e a pouca comunicação, faz com que seja muito fácil abstrair-se do mundo exterior. Tinha a sensação de estar em outra dimensão, em um universo paralelo, com regras próprias, não só de comportamento, mas também morais e relacionais.
Minha vida tinha ciclos de uma semana, a duração do cruzeiro. Toda segunda-feira era igual, dia complicado de embarque de passageiros. Nas quintas havia festa tropical, etc… Inclusive os dias da semana não eram mais chamados de segunda, terça, quarta… Eram o nome dos portos. “Hoje é Nápoles? Não, hoje é Túnez”. É um pouco entediante. Tanto que quando acontecia algo fora do comum, mesmo que fosse algo não tão bom, era divertido porque dava um sabor de novidade. Para mim, a rotina e o constante trabalho, fizeram com que o tempo passasse tão depressa que perdi a noção do tempo. Meu primeiro contrato foi de 3 meses e senti como se fossem duas semanas somente! Demorei um pouco para entender como muita coisa podia haver passado na vida de meus amigos em terra.
Em realidade, isso é parte da “síndrome de marinheiro desembarcado”. Muito tripulantes demoram um pouco para se readaptar à vida em terra. Alguns têm dores de cabeça constantes. Muitos andam por algum tempo com as pernas abertas (para manter o equilíbrio dentro de um ambiente em movimento, se anda com as pernas ligeiramente abertas).
Olá, adorei o blog! Gostaria de entrar em contato para lhe oferecer uma proposta interessante para o blog.
Por favor, aguardo seu retorno.
Grata,
Antonieta.
CurtirCurtir
Olá Ana, adorei seu blog, vou iniciar do zero como waiter assist, deixando minha pós graduação pra trás e tudo mais, meu interesse é claro juntar dinheiro e conhecer culturas, lugares, melhorar o inglês, pra depois voltar e ser comissário de vôo. Volte por favor… bjs
CurtirCurtir
Oi Renato. bem vindo a bordo do blog.
Como waiter assist, prepare-se para ralar muito. Mas, se mostar competência pode subir.
Bom que você tenha um sonho e plano bem definido para alcançá-lo. Te desejo bons ventos, mas nao volto nao…
Agora fico em terra firme dando uns vozinhos de vez em quando. rs
Abraços
CurtirCurtir