Neste fim de ano, aproveito para compartilhar uma lição que aprendi com as viagens. Principalmente quando observo que o Natal para algumas pessoas se resume a aspectos materialistas.
Já fiz um post sobre o tema (clique aqui), mas vale a pena ressaltar. Viajar, experimentar outras culturas, sair da zona de conforto é um grande exercício de desapego. Aprendi a não me importar muito com comodidades (não só por dormir em qualquer lugar, mas até fisicamente: tive bolhas nos pés de tanto andar, que viraram parte do meu corpo em forma de calos), com a aparência (não dá pra lavar roupa ou cabelo com freqüência, ou seja, às vezes usava roupa que já estava suja), com bens materiais (fiquei sem minha câmera digital no meio do mochilão pela América Latina), com que os outros pensam de mim (desde que não incomodasse ninguém, fazia o que tinha vontade, como dançar no meio do ônibus ou subir em lugares inusitados para tirar fotos) e até com a higiene (não dá pra tomar banho todos os dias, seja por tempo ou falta de água quente num lugar gelado). Por outro lado aprendi a valorizar mais outras coisas, tipo o contato com as pessoas, as culturas e tentar achar o lado positivo em tudo: andar suja espanta ladrão, calos evitam futuras bolhas, não ter máquina boa me permitiu disfrutar os lugares, sem preocupação em tirar fotos boas, etc…
Legal, a gente fica mais leve.
O desafio é desapegar também em nosso ambiente cotidiano…
Gostei do post.
Feliz natal para todos nós e que o Cristo ressurreto, Filho de Deus, verdadeira razão do Natal, se torne vida em nossos corações!
Abraços a todos!
CurtirCurtir
Que seu Natal seja cheio de alegrias, harmonia e paz onde quer que voce o passe. Muitas alegrias tambem em 2012!!!
Saudades!!!
CurtirCurtir
Oi Poló. Amém! Ótimo Natal!
CurtirCurtir
OI Siloni.
Igualmente. Beijao
CurtirCurtir
Oi Ana Clara!
Encontrei teu blog numa das tantas pesquisas que tenho feito desde que tive confirmação da primeira entrevista. Já estou com tudo pronto, apenas aguardando a data do embarque. Embarco pela primeira vez, vou como cabin steward pela Pullmantur. Pelo que vi, numa das fotos, você trabalhou nessa empresa. Alguma dica para me passar sobre o sistema deles? Achei teu blog um dos mais completos, organizados e faceis de obter informações. Tenho feito muitas pesquisas, no intuíto de facilitar meu caminho já que tenho intenções de fazer tantos contratos forem possíveis, tenho 43 anos. Não tenho intenção de fazer turísmo, e sim, trabalhar, o que vier fora isso será lucro. Me preparo para o pior, caso não seja assim, estarei na vantagem. Uma coisa que me preocupou foi o treinamento que fazem com a tripulação, quando então algum oficial possa me questionar sobre algum procedimento e eu não saber ou dar aquele branco. Enfim, estou super ancioso, empolgado, como trabalho ha uns 07 anos com hotelaria, acredito não ter dificuldade no quisito tratamento com hóspedes (passageiros) e o trabalho em si. Não falo inglês, apenas básico do básico, espanhol sim, falo, leio e escrevo. Bom, no que você puder me dar dicas, agradeço muito.
Grande abraço e um bj.
Um maravilhoso 2012 pra você.
Obs.: alguma dica do que levar na bagagem?
CurtirCurtir
Bem vindo a bordo Roberto!
Que bom que o blog está te ajudando. Pode divulgar! rs…
Ótima estratégia de se preparar para o pior. Vai ser pior ainda. hahaha brincadeira. Tem coisas legais também. Se você está indo para trabalhar, está no caminho certo. A melhor coisa então é: trabalhe muito. Eu trabalhei na Pullmantur sim. Se você fizer o trabalho direitinho e cair nas graças dos superiores, tem chance de subir rápido de posto. Com sua experiência, que sabe até vira hotel manager? 🙂
Quanto ao treinamento, é mesmo um saco e o terror dos tripulantes. Eu sempre lia o livrinho (que eles fornecem) antes de cada treinamento. Se você nao souber, eles vao te chamar para falar com o capitao mais tarde. Enquanto isso, estude como louco o livrinho. O mais preocupante para eles é a questao do incendio: o que fazer no caso, e quais extintores para cada tipo de incendio.
Sobre a bagagem, depende do seu destino. Mas procure saber as noites temáticas. Da primeira vez que embarquei nao disseram nada e precisava vestir de: gala, tropical, árabe, etc e nao tinha nenhuma roupa! Portanto, informa-se para nao ter que comprar tudo correndo e caro.
Quando tiver embarcado volte por aqui para contar suas experiências!
Abraços e bons ventos!
CurtirCurtir
Oi Ana Clara!
Valeu as dicas, e pode deixar que quando tiver um tempinho venho contar como estão as coisas. Seu blog está adicionado nos meus favoritos na barra de ferramenta.
Abraço,
CurtirCurtir
Passe sim. Bons ventos!
CurtirCurtir