Por que as pessoas trabalham em um navio? O primeiro contrato pode ter várias motivações como buscar aventuras, conhecer novos lugares, “dar um tempo” da vida real, fugir de um relacionamento confuso, etc… Mas a principal razão para se continuar trabalhando num barco é o dinheiro. Conheci pessoas que juntavam dinheiro para comprar casa, para fazer a festa do casamento ou para abrir um negócio.
Então, é verdade que se ganha bem trabalhando num cruzeiro?
Depende muito da função exercida e da quantidade de passageiros do navio.
Os garçons e camareiros geralmente não têm salário fixo e recebem gorjeta (obrigatória e alguns até ainda uma extra). Trabalham duro, 16 horas por dia, mas são os que melhor ganham. Para eles, quanto mais passageiros melhor.
Nos departamentos de fotografia, lojas e excursões ganha-se comissão de vendas. Então depende do quão bons de vendas são e, indiretamente, da quantidade de passageiros.
Os outros trabalhadores têm somente salário fixo, em dólar geralmente.
Para um europeu o salário nem compensa muito. Por isso a grande maioria dos tripulantes são asiáticos (filipinos e indianos sobretudo) e latinos. Os europeus (Europa do Leste quase todos) geralmente ocupam cargos de oficial (os verdadeiros marinheiros, com diploma), que ganham um pouco melhor, mas requerem estudos na área.
A grande vantagem de se trabalhar num cruzeiro é a economia. Quem não tem família para a qual enviar dinheiro tem uma grande oportunidade de juntar dinheiro, já que, ao não pagar moradia e comida, pode-se guardar quase tudo que se ganha. Os gastos a bordo são mínimos.
Portanto, antes de entrar em um “barco furado” o candidato a tripulante deve verificar direitinho as condições do contrato.


Hahaha! Olá, Ana! Essa reflexão vem de um desejo obscuro em voltar para o “welcome to the hell”? 😀 Porque confesso que esses pensamentos estão passando pela minha cabeça agora mesmo! A grana é realmente muito boa. E se não rolar uma especialização que vou concorrer, na Coréia do Sul, pretendo pegar no batente de novo…
CurtirCurtir
Hahaha. Nao mesmo. prefiro se pobre e feliz que rica no hell. Mas estou bem também em terra firme. Abraço
CurtirCurtir
Olá querida, adoroo o seu blog, estou largando “tudo” para trabalhar em um navio de passageiros (Ibero) por favor vc tem alguma informação sobre está companhia, pois não conheço ninguém que tenha embarcado por ela…Um grande bjos e sorte tá.
CurtirCurtir
Olá. Sinto nao poder ajudar, nao tenho refer6encias desta cia…
De vez em quando apareça por aqui e compartilhe suas experiências a bordo.
Bons ventos!
CurtirCurtir
Olá, eu embarco de outubro pra novembro, e caso no próximo ano, vou como auxiliar de garçom. ainda não sei em que companhia vou trabalhar, se é na Costa ou na MSC, Você tem informações sobre essas companhias? Quanto mais ou menos, vc acha que eu consigo arrecadar nesse meu 1° contrato?
Obrigada pela atenção….E bom trabalho…
CurtirCurtir
Bem vinda a bordo do blog Suzana. Eu só trabalhei na Pullmantur entao nao sei dizer da Costa e MSC. Você precisa saber direitinho o que vai receber de fixo. Te falaram?
Costuma ser pouco, valor em dolares. O bom sao as gorjetas. Na Pullmantur havia uma gorjeta compulsoria que os passageiros tinham que deixar e era divivida entre todos, proporcionalmente. Vai depender de vários fatores: o navio é para quantas pessoas? Você falou em outubro, novembro. Isso é temporada baixa na Europa. Se for aqui no hemisfério sul
é alta, entao vai ter mais passageiros. Quanto mais passageiros, mais você ganha. Também depende da nacionalidade dos passageiros (algumas estao mais acostumadas a deixar gorjeta e deixam mais do que o obrigado) e da sua função (que deve começar como assistente): no bar ou no restaurante?
Bom, algumas técnicas: tente memorizar o nome de alguns passageiros durante a semana efaça-os se sentirem especiais: chame-os pelo nome, faça alguma gracinhas, sorria sempre. E repita seu bome sem parar, para que eles se lembrem. Eles podem deixar algo a mais ou ainda, comentários positivos. Na Pullmantur comentários positivos significavam mais mesas na semana seguinte, ou seja, mais dinheiro…
Ah, sobre o casamento, leia: e
Enfim, os garçons e camareiros sao os que melhores ganham e que trabalham mais pesado. Em temporada alta, em um navio de 700 pessoas, podia-se tirar uns 4 mil euros por mês. Repito: vai depender de uma série de fatores. E talvez a coisa tenha mudado um pouco com a crise…
bons ventos e passe por aqui quando estiver embarcada, para nos contar como foi.
CurtirCurtir