Em clima de Copa de Mundo, acho propícia uma curiosidade relacionada a futebol.
Eu morei em Barcelona e vi que o povo de lá realmente é fanático pelo time Barça.
Minha amiga socióloga diz que o time é um símbolo nacional (ali entendido como catalão e não espanhol), é uma das referências da Catalunha frente ao resto da Espanha. Eu argumentei: Mas a maioria dos jogadores nem é catalã! Tem brasileiro, africano, espanhol, etc… E ela disse que os catalães contra-argumentam dizendo que, se compraram, é deles.
Adoravam o Ronaldinho Gaúcho (na páscoa, fizeram chocolates com a cara dele- vide foto abaixo).
Mas o que mais me chamava a atenção é que vários imigrantes chegam a Barcelona e viram Barça de carteirinha (os dois mexicanos que moravam comigo, por exemplo).
Creio que é um modo de se sentirem integrados, um fator de união com os catalães.
Em 2006 o Barça ganhou a liga dos campeões. Quase virou um feriado nacional em Barcelona. Parecia quando o Brasil ganha Copa do Mundo!!!
O jogo mesmo eu não vi, mas depois que ganhou fui até o centro da cidade para ver a comemoração. Era quase meia noite e o metrô estava lotado de gente enrolada na bandeira, pintada, etc.. Cantavam gritos de guerra, pulavam e até balançavam o vagão!
Os dois gritos mais engraçados eram o que diziam respeito ao “inimigo” Real Madrid:
“Madrid se quema, se quema Madrid” e
“Madrid cabrón saluda al campeón” (cabrón é um xingamento)
Parecia o carnaval, era permitido fazer quase tudo que não se pode fazer normalmente: gritar depois das 10 da noite, beber álcool na rua, subir nas casinhas dos pontos de ônibus, entrar na fonte da Plaza Catalunya, etc…
A avenida mais agitada da cidade (como se fosse a Afonso Pena em BH ou a Paulista em SP), o Passeig de Gracia, ficou cheia de gente, nem dava para passar carro. Caminhei no meio dela como se fosse uma calçada.
Obs: Visca Barça é catalão para Viva Barça!