Outra característica que tive que cultivar para conseguir o que queria foi a insistência. Costumo dizer que para mim os obstáculos são um incentivo: se é difícil é sinal que o que se pode conseguir é muito bom. Além disso, tenho uma queda por solucionar problemas.

Um exemplo de insistência foi como consegui fazer um curso de turismo totalmente grátis em Barcelona:

Fui à Espanha fazer uma especialização em comunicação e educação. Mas desde os 15 anos trabalho como intérprete e acompanhante de grupos estrangeiros, ou seja, sempre flertei com a área do turismo. Tive vontade de trabalhar com isso naquela cidade maravilhosa. Achava que tinha boas chances porque dominava mais de um idioma e isso é raro lá.

Para trabalhar nos postos de informação turística ou no ônibus turístico, eu tinha que ter um registro no cadastro de desempregados… Para isso, eu teria que tirar um número de previdência social.

Fui a uma agência que tirava este número. A mulher nem me deu a senha quando viu meu passaporte, porque falou que eu não tinha direito ao número, já que meu visto era de estudante. Não desisti. Insisti e fui a outras agências até conseguir o tal número.

Com ele em mãos, fui me cadastrar no registro de desempregados, colocando como área de interesse: turismo.

Uma semana depois me ligaram: somos da Escola Superior de Turismo e o governo da Catalunha nos passou seu nome porque oferecemos cursos de qualificação profissional para desempregados. Você pode fazer um curso conosco totalmente subvencionado pelo governo.

Pensei: nesta área, tenho experiência e idiomas. Só me falta um curso. Assim, durante 3 meses fiz este curso intensivo (6 horas por dia, todos os dias). Aprendi muito, treinava guiando meus amigos e colegas por vários lugares de Barcelona e conheci pessoas legais. Os professores gostaram de meu trabalho e pude colocar um deles (guia reconhecido) como referência no meu curriculum. Passaram-me  dicas de empresas de cruzeiro e… Acabei não trabalhando em Barcelona, mas fui chamada para um navio de cruzeiro…

Quem não arrisca, não petisca!