Em julho de 2002 fui tradutora de uma oficina sobre vídeo, de um canadense, no Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais, na cidade de Diamantina. Estava na hospedagem e chegou uma menina para dividir o quarto comigo: Montserrat, espanhola de uma cidade vizinha a Barcelona, que estava fazendo estágio na UFMG por seis meses. Falei que um dia iria estudar em Barcelona (isso 3 anos e meio antes de ir). O curioso é que depois ela me contou que a organização viu que ela era espanhola e falaram que iam colocá-la junto à tradutora. Detalhe: eu era tradutora de inglês e apenas estava começando a estudar espanhol! Hahaha Mas foi um bom erro: fizemos amizade ali e mantivemos contato. Ela voltou a Barcelona, mas vinha ao Brasil uma vez ao ano e sempre nos encontrávamos. Ela me ajudou dando dicas sobre Barcelona (inclusive quando precisei fazer o orçamento do custo de vida, para a bolsa de estudos) e a língua catalã.
Claro que quando fui morar em Barcelona saíamos sempre e por causa dela, fiquei conhecendo alguns cantinhos menos turísticos daquela linda cidade. Também fizemos pequenas viagens juntas pela Espanha.
Sua cidade de origem é perto de onde tem uma curiosa formação rochosa, Montserrat, atração turística da Catalunha. Fui visitar lá e pude viver um final de semana num povoado típico catalão.
Montse é um doce de pessoa, sempre solícita, disposta a ajudar e é interessante acompanhar sua história paralela à minha. Nosso laço vai além da amizade. Nos une um interesse “cruzado”: ela é uma barcelonesa apaixonada por Belo Horizonte e eu uma belohorizontina que adora Barcelona…

Olá Anatriz.
Você pode passar alguns desses cantinhos sem turistas em BArcelona. Estamos indo em fevereiro agora, uma familia com 4 adultos.
CurtirCurtir
Bem vinda a bordo do blog Sheila.
Amo barcelona e a conheço muito bem. Os luagres turísticos são muito bons, mas se você tem mais dias, ou se já conhece, aqui vao alguns luagres que gosto fora do circuito turístico:
Labirint de Horta: um labirinto de plantas, dentro de um parque.
Monastir Sant Paul de Camp é legal e cêntrico, mas o Monastir de Pedralbes (mais pro norte) é meu preferido.
Gosto de pátios internos. Opcao central para isso é a biblioteca, na calle Hospital, perto das Ramblas.
O Bairro de Gracia todo merece uma voltinha, com ruazinhas simpáticas (calle Verdi) e pracinhas quadradas.
A foto do blog foi tirada de um mirador que ninguém conhece, que era um antigo esconderijo de guerra. Mas aí teria que achar alguém que sabe chegar lá…
Noite:
No museu de cera tem um bar das fadas (bosque de las hadas) que é interessante. Também o oveja negra é típico. Parece que a Champagneria fechou…
Se tiver tempo, tem uma cidade há uma hora de BCn, Girona, que amo.
Montseny também vale a pena. MOntanha de pedra com monastérios.
Boa viagem e diga alô para as Ramblas por mim!!!!
CurtirCurtir