(continuação do post anterior)

… a outra maneira de se conseguir um trabalho num cruzeiro é através de agências especializadas. Não posso recomendar nenhuma porque não utilizei, mas é só procurar no Google. Algumas fazem você pagar uma taxa ,outras cobram só da empresa. Se não tiver agência na sua cidade, pode-se fazer tudo por internet e só ir para as entrevistas. É quase certa a contratação porque as empresas precisam de muita gente. Não só por causa do tamanho dos navios atuais ou do crescimento do mercado, mas porque toda temporada muitos tripulantes não voltam mais (se cansam da vida sem liberdade).

Por tanto, nem é preciso experiência em nada para virar tripulante. Se você tem alguma experiência em alguma função em hotelaria ou que se necessite a bordo, como fotógrafo, cabeleireiro, artista, vendedor ou crupier, tem chances de trabalhar nestas áreas. Caso contrário, as agências fazem uma entrevista e análise de currículo para ver a função ideal para cada perfil. Há muita oportunidade para garçons e faixineiros por exemplo, porque não requer experiência.

O requisito básico é o idioma. É necessário ter um nível intermediário de inglês, que é a língua oficial entre os marinheiros. Se os passageiros são de alguma nacionalidade cuja língua não é o inglês e você quer trabalhar em alguma função em contato com o público, também tem que dominar o idioma dos passageiros.