Continuando a série curiosidades da Espanha, quesito festas populares, conto sobre duas festas de Barcelona e uma história curiosa:

A padroeira atual de Barcelona é a Virgem da Mercè. Seu dia, 24 de setembro, é feriado e durante toda a semana há diversas programações.

No dia 12 de fevereiro é dia de Santa Eulália, que era a padroeira de Barcelona (inclusive a catedral de Barcelona se chama Santa Eulália). Neste dia a festa também é grande e bonecos gigantes desfilam pelas ruas.

A história interessante é a razão pela qual, alguns séculos atrás, a cidade resolveu mudar de padroeira. Pouca gente sabe isso, eu só soube porque fiz curso de turismo lá, com guias da cidade.

Eulália foi uma menina que, no ano de 304 d.C, aos 13 anos, quando Barcelona estava sob jugo do Império Romano, foi às autoridades reclamar contra a perseguição dos cristãos. Sofreu então 13 martírios- um para cada ano de vida- e foi morta.

É considerada mártir da fé, defensora da cidade e se tornou sua padroeira.

Mas… um dos martírios que sofreu foi ser violentada. Então não poderia ser considerada virgem. E como na hierarquia dos santos, virgem é mais que santa, no século XIII, resolveu-se oferecer a Barcelona uma padroeira “mais poderosa”: a virgem da Mercè.

Conta a tradição que Eulália chora quando celebram a Mercè, por isso todo dia 24 de setembro chove em Barcelona: a chuva são as lágrimas de Santa Eulália…

Festa de La Mercè 2006
Festa de La Mercè 2006
La Mercè 2006: músicos fantasiados desfilando pelas ruas
La Mercè 2006: músicos fantasiados desfilando pelas ruas

Gigantes na festa de Santa Eulalia 2006

Meu amigo Omar (autor da foto acima) e a gigante Santa Eulalia
Meu amigo Omar (autor da foto acima) e a gigante Santa Eulalia