Algumas curiosidades da Tailândia, país que conjuga beleza, cultura e custo acessível.
Fomos à Tailândia poucos meses antes do rei Bhumibol Adulyadej falecer. Já estamos acostumados com a monarquia inglesa, mas na Tailândia o monarca é uma figura para ser reverenciada. Fotos do rei e da rainha estão por todas as partes. Não se pode falar mal deles. Nem mesmo pode-se pisar em uma nota de baht (o dinheiro de lá), para evitar que ela voe por exemplo. Isso porque as notas têm estampadas a imagem do rei e claro que é ofensa grave pisar na imagem dele!

Antes de toda sessão de cinema, toca-se o hino em homenagem ao rei e as pessoas devem se levantar. Na teoria, pois fomos ao cinema lá e, das outras pessoas presentes, nem todas se levantaram.
Com uma forte influência budista, a reverência se expande à figura do Buda. Há vários cartazes nos lugares turísticos dizendo que é ilegal vender e comprar objetos estampados com imagem do Buda. Vimos pessoas vendendo almofadas, cangas e outras coisas com a imagem do Buda, mas se forem pegas, devem pagar multa.

Além disso, segundo nosso guia é desrespeitoso posar em frente à imagem do Buda, virando as costas para o mesmo. Há vários templos com buda de ouro, de esmeralda, reclinado, gigante, etc. Naturalmente o turista pára em frente às estátuas e se vira para a câmera para registrar o momento. Confesso que praticamente todo mundo faz assim e não vimos ninguém reprimir algum turista por isso. Fica mais no plano pessoal. Nós decidimos respeitar a cultura local e não posamos em frente ao Buda após aprender essa questão cultural. Confesso que foi difícil pois é quase um instinto de viajante.
Uma imagem comum na Tailândia é ver os monges budistas, com seus mantos alaranjados. Você os vê nos templos, mas também nas ruas, fazendo coisas mundanas, comendo, comprando, andando de moto… Há também etiqueta em relação a eles, que fica mais restrita aos locais e não tanto aos turistas: quando se está andando e passa-se por um monge, deve-se abaixar ligeiramente a cabeça.

Os monges não podem tocar em mulher. Se uma mulher precisa entregar algo a eles, para não correr o risco de encostar as mãos, elas colocam o objeto no chão ou na mesa perto deles. Mulheres também não se sentam ao lado de monge no transporte público.
Há um gesto que os tailandeses usam bastante: juntam as duas mãos como em oração, em frente ao peito, e reclinam a cabeça. Usam para cumprimentar e também para dizer tchau e obrigada. Achei legal e também útil, pois ajuda a sinalizar a intenção de partir. Sempre que alguém se aproximava para oferecer um tour, transporte ou tentar vender algo, fazíamos o gesto, em uma maneira educada de agradecer e cortar a conversa, para a pessoa não ficar insistindo. Funcionou na maioria das vezes.
Outro fato que nos chamou a atenção é que para entrar no metrô em Bangkok e em diversos lugares públicos, como shoppings, deve-se passar por um controle de segurança. Há detectores de metal e todos devem abrir as bolsas e mochilas para mostrar aos seguranças. Isso causa filas, principalmente no metrô. É um incômodo quando se está com mochilas e sacolas. No entanto, como é o caso em várias questões na Tailândia, pelo menos para os turistas esse controle era mais uma questão protocolar: os seguranças nem olhavam dentro da mochila. É mais para inglês ver. Por isso, toda vez que nós passávamos por essa revista, eu virava para o Chris (meu esposo é da Inglaterra) e perguntava: você viu?
Por fim, vi um pessoal jogando uma espécie de futevôlei com uma bola de palha nas ruas de Bangkok. Vejam abaixo.
Ei, Ana. Sempre muito legal ler o que você escreve. Mas faltou a foto (ou vídeo) do futevôlei (você escreveu “Vejam abaixo”)… 🙂
CurtirCurtir
Oi POlo, como sempre… valeu. video ja esta no post. beijos
CurtirCurtir
Muito legal seu post parabéns, a Tailândia tem muitas curiosidades mesmo, é um país bem louco
CurtirCurtir
Muito interessante todas essas curiosidades.
Adorei o vídeo do futvolei.
Obrigado por compartilhar.
CurtirCurtir
Adorei saber estas curiosidades sobre a Tailândia! Acho que não sabia de nenhuma delas: a reverência ao rei, que ter objetos e outras formas de representação do Buda eram desrespeitosas, e que monges não podiam encostar (!) em mulheres! Caramba… quanta coisa temos para aprender com o mundo e suas culturas, né? Só viajando para saber 🙂
Muito legal, obrigada por compartilhar! bjos
CurtirCurtir
Ah.., que coisa bacana descobrir essas diferenças culturais, perceber como outros povos vivem, seus códigos de convivência. Eu adoro e gostei muito de saber um pouco mais sobre a Tailândia. Agora já sei que não devo virar as costas ao Buda para tirar fotos. Vou tentar evitar. 🙂
CurtirCurtir
Adorei o post e as curiosidades. Eles são ensinados a respeitar o pais, os simbolos a cultura e seus reis.
CurtirCurtir
Tenho muita vontade de conhecer a Tailândia. Um lugar com cultura tão diferente da nossa. Deve ser uma viagem super interessante.
CurtirCurtir
Adorei conhecer estas curiosidades sobre a Tailândia. Não sabia que as mulheres não podem nem entregar um objeto para os monges. Parabéns pelo post.
CurtirCurtir
Obviamente eu não sabia de praticamente nada do que você descreveu.. 😛 Mas eu simplesmente AMEI o seu post! Post muito autêntico e muito interessante. Parabéns! Amei mesmo!
CurtirCurtir
que post legal! Adorei as curiosidades (e a piadinha com o marido ingles hahahahah)! eu realmente não sabia dessa de não poder comprar Buda!
CurtirCurtir
Obrigada pela visita!
CurtirCurtir
Obrigada pela visita.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada pela visita, Laura. Eu amo conhecer essas diferenças por isso esse é o foco do abordodomundo. bjs
CurtirCurtir
Obrigada pela visita, Ana. Essa questão de virar as costas ao BUda eu por enquanto só vi na Tailandia. Abraços
CurtirCurtir
Obrigada pela visita, Fabiana.
CurtirCurtir
Obrigada pela visita, Viviane. Sim, a Tailändia é uma experiëncia muito interessante. Espero que possa vir logo.
CurtirCurtir
Obrigada pela visita, Ana!
CurtirCurtir
Oh, muito obrigada. Eu amo essa questoes culturais, por isso esse é o foco do blog. Procuro essa curiosidades em todos os países em que for. Vocë vai curtir vários outros posts então. Abraços.
CurtirCurtir
Obrigada pela visita, Ana. É lá nao pode comprar coisas estampadas com a imagem do Buda. Acho que as estatuas de Buda sao ok.
CurtirCurtir
A Tailandia é um lugar de muitas curiosidades… tenho mta vontade de conhecer.
CurtirCurtir
Espero que possa conhecer logo Andrea. Abracos
CurtirCurtir
É tão legal saber dessas diferenças culturais, não é mesmo? Acho muito importante como turista saber desses detalhes para não correr o risco de pagar o maior mico e ainda desrespeitar algo importante para as pessoas. Fora que faz a gente ampliar nossa tolerância. parabéns pelo post e obrigada por compartilhar.
CurtirCurtir
Obrigada pela visita Camilla. Realmente eu acho muito importante respeitar a cultura local e para isso, precisamos conhecer. No Japão há folhetos explicando como nao desrespeitar a cultura local. Achei bom pois falicita. rsrs Abraços
CurtirCurtir
Creio que a Tailândia seja o pais mais budista de todos. É comum que os templos budistas destinem grande parte do dinheiro arrecadado por meio de doações ao Estado, para que esse dinheiro seja utilizado em benefício da população.
CurtirCurtir
Olha, eu nao sabia disso Erick. Obrigada pela visita. Abracos
CurtirCurtir