Em algumas semanas minha vida vai mudar completamente. Ok, posso estar exagerando. Afinal, não vou virar mãe, me separar, fazer cirurgia ou mudar de sexo. Nem vou fazer algo que nunca fiz antes. Vou “simplesmente”… me mudar de país.

Explicando: consegui uma super bolsa de estudos para fazer doutorado em… Hong Kong! São 3 anos lá.

Meu sentimento agora é bem diferente do que quando fui para a Espanha em 2006, também com uma bolsa de estudos, para cursar o mestrado. Eu tinha me formado há pouco tempo, tinha minha própria produtora, muitos planos e sonhos. Eu não conseguia esperar a hora de ir.

Hoje estou feliz, claro, mas parte de mim está triste. Voltei da Espanha para o Brasil há 6 anos. Desde então comecei a trabalhar em um lugar no qual pude contribuir para a formação de outras pessoas, aprendi a ser professora e me apaixonei pela arte de lecionar. Nasceram crianças na família, que alegram o cotidiano. Tive a honra de ganhar 3 novos afilhados. Fiz novas e boas amizades. Revejo constantemente grandes amigos. Aproveito bem a convivência com minha mãe querida. Casei-me e meu esposo é a única dessas “novidades” que me acompanhará fisicamente na nova aventura. Enfim, criei raízes aqui e agora está mais difícil bater asas. Como é ruim dizer tchau para crianças, por exemplo!

Já sinto saudades de todos e tudo. Vou perder algumas celebrações importantes. Não conheço Hong Kong (eu conhecia Barcelona antes de ir para lá). A cultura asiática é bem mais distante da nossa do que a europeia.

Não tenho medo, pois tenho fé de que vai dar tudo certo. Hong Kong tem alta qualidade de vida e melhores índices mundiais em vários indicadores. A universidade é uma das melhores da Ásia e do mundo (ainda vou fazer um post sobre a bolsa, a escola, etc). As aulas, a tese, tudo será em inglês, então sem problemas. Enfim, tudo um sonho, que batalhei arduamente para conseguir. Mas sei lá, acho que estou focando no que estou perdendo, no que fica para trás. Afinal, não temos que focar no presente? Não estou nem pesquisando muito sobre Hong Kong, pois este é meu futuro. E nesse presente estou procurando curtir as pessoas e lugares que fazem parte do meu aqui e agora.

Vamos chegar em Hong Kong em agosto, mas já saio do Brasil em junho, pois vamos ver família nos EUA e Inglaterra. A viagem em si vai ser uma epopeia, pois vamos demorar 2 meses para chegar lá e ainda vamos parar em dois novos países: a linda Islândia e o exótico Sri Lanka (por incrível que pareça, ficava mais barato fazer isso).

Mas deixo alguns posts preparados.

Até logo!

Dilemas de mudança: será que consigo levar minha coleção de chapéus para Hong Kong? (bom, esses da foto são metade dos que tenho).
Dilemas de mudança: será que consigo levar minha coleção de chapéus para Hong Kong? (bom, esses da foto são metade dos que tenho).