No mês da pátria, aproveito para compartilhar um pouco da visão que o Brasil tem lá fora. Quando viajo, observo as reações das pessoas quando eu digo que sou brasileira. Percebi que, de acordo com o país em que estou, um ou outro aspecto do Brasil chamava mais a atenção:

No México, a primeira coisa que diziam quando eu falava que era brasileira era algo de futebol. Os mexicanos adoram futebol e têm carinho especial porque o Brasil ganhou uma copa lá.

Na Bolívia o povo adora as novelas da Globo. Segundo eles, as novelas brasileiras são melhores que as mexicanas e colombianas.

No Peru dizem que os brasileiros tem mania de grandeza: sempre falamos que algo no Brasil é “o más grande del mundo!”: O maior  estádio  do mundo, o maior rio do mundo, etc..

Na Argentina, conhecem mais a fundo a cultura brasileira e gostam muito da nossa música. Citam vários cantores de MPB e nos bares argentinos sempre toca alguma música em português*.

Para os europeus o Brasil é o lugar do carnaval. E têm medo da violência.

Agora, unanimidade em todo lugar são: a amabilidade do povo brasileiro e a beleza da mulher brasileira…

Taí: os estereótipos do Brasil continuam, mas algumas coisas surpreendem…

E a gente não tem idéia do quanto, em geral, brasileiro é amado lá fora.

Se você é estrangeiro ou brasileiro vivendo fora, te convido a compartilhar da visão que seu país tem dos brasileiros.

*Um caso rápido sobre isso: numa cidadezinha da Argentina, estava em um bar conversando com dois alemães. Um deles falou algo sobre “samurai”. E a música que tocava era Samurai, do Djavan. Não é uma palavra tão comum de usar e eles não entendiam a letra! Achei incrível a coincidência.