Algumas pessoas me perguntam como consegui a bolsa de estudos para fazer meu mestrado na Espanha. Então vamos lá.

O primeiro requisito foi paciência. Isso mesmo. Passei incontáveis horas na internet pesquisando bolsas. Além disso, para cada processo de candidatura tive que preencher uma quantidade enorme de papéis. Eu até fiz um arquivo com meus dados pessoais e outros dados que se repetiam e usava o “copiar e colar”.  E… não desisti. No primeiro ano que tentei não consegui nada, só no segundo…

Quase todas as bolsas exigem que você tenha sido aceito por uma universidade.  Este é o primeiro trâmite. Ou seja, além de ter escolhido a universidade e o curso, há que ter noção do projeto de pesquisa e etc… para poder ser aceito.

Quase todos os países têm programa de bolsas para estudantes estrangeiros (até o Brasil tem o PEC-G). É essencial ter pelo menos o nível básico no idioma do país ao qual se pretende ir. Quanto mais “diferente” for a língua, mais chance há de conseguir a bolsa porque menos gente tenta. É mais fácil conseguir bolsas para Alemanha, Japão e Rússia que para os Estados Unidos, Espanha e França…

Ser de um país em desenvolvimento também conta pontos para a maioria das bolsas…

Existem diversos tipos de bolsa:

– O mais comum é as que oferecem um dinheiro fixo por mês, mas em outras você faz o orçamento necessário para concluir os estudos e eles aprovam parcial ou integralmente.

– Algumas são abertas, ou seja, você define onde e o quê quer estudar. Outras são específicas, algumas até demais, como por exemplo, uma que encontrei: bolsa para mulheres/ negras/ até 30 anos/ que desejam estudar algo em concreto (como a elasticidade do rabo da lagartixa!!). Dá pra contar nos dedos as pessoas que podem concorrer…

É importante saber que quase todas exigem que se volte ao país de origem para poder aplicar o conhecimento ali. Algumas chegam a enumerar a quantidade mínima de anos que devemos passar no país de origem após os estudos. O que é mais que justo, porque o propósito não é que emigremos e sim possibilitar estudar algo que geralmente não há no país de origem, praticar outro idioma, viver outra cultura e assim voltar mais qualificado para ajudar no progresso de nosso país.

É nessa fase em que me encontro: com muito prazer sinto-me qualificada para poder retribuir um pouquinho do muito que a vida me deu, contribuindo para uma melhor formação educacional das pessoas.

Aqui vão alguns sites com bolsas de estudo:

Um site muito bom que relaciona várias bolsas é o Universia.

Espanha (becas mae)

Espanha (Fundacion Carolina)

França

Estados Unidos (Fulbright)

Alemanha

Europa (Programa Alban)

Erasmus mundo (este programa antes só existia para europeus e faz pouco tempo que abriu para o mundo. Parece que tem pouca gente tentando, o que torna mais fácil conseguir)

Observações:

Convém olhar no site do ministério de relações exteriores do país desejado a disponibilidade de bolsas.

Algumas universidades oferecem bolsas diretamente… cheque se a que você tem interesse em estudar o faz.

4HSSB2VK3N8K