Continuando o post anterior….

Como escapei por um triz de ser roubada:

Era a festa de Barcelona e havia alguns shows nas ruas. Eu estava assistindo a uma apresentação com um amigo. Eu estava com uma bolsa que tem dois bolsos externos e a usava pendurada atravessada no corpo, a alça no ombro direito e a bolsa voltada para frente, na altura da minha barriga. Havia dois caras na minha frente, virados para o palco, de costas para mim. Pensei: por que estão tão perto se há mais espaço na frente deles?

Numa intuição levei a mão ao bolso externo da minha bolsa e senti a mão do cara lá! Ele tinha aberto o bolso, com a mão para trás, sem nem olhar. E já tinha agarrado minha carteira! Um segundo depois e não estaria mais lá!

Segurei a mão dele, ele abriu para mostrar que não tinha pegado nada. Fiquei segurando a mão dele, enquanto verificava, com a outra mão, se estava tudo na minha bolsa. Depois soltei e fiquei sem ação. Se eu gritasse, quem escutaria com aquele som?

Ao contrário dos nossos ladrões os de lá não procuram lugares ermos e escuros. Preferem as multidões, os lugares movimentados e contam com a distração das pessoas. E são super atrevidos. Minha bolsa não estava de lado, muito menos para trás: estava na minha frente e ele tentou tirar mesmo assim. Confesso que não senti nenhum movimento ou peso.

Depois disso, passei a andar lá com um medo que eu não tinha aqui: o de ser roubada sem perceber. Deixei de colocar qualquer coisa nos bolsos de fora da bolsa, não deixava minha bolsa desatendida nem por poucos segundos, passei a usá-la com o fecho voltado para dentro do corpo, ou seja, ao contrário do que geralmente se usa.

Sei lá, tenho a sensação que aqui pelo menos é só evitar os lugares e horários impróprios e estar acompanhada, que é mais difícil ser assaltada, lá em Barcelona não. A qualquer hora, em qualquer lugar você pode ser roubado…

Se quiserem ver outra opinião sobre este tema, tem este post no blog sobre Barcelona:

http://www.barcelonaexpedition.com/2009/05/barcelona-e-uma-cidade-segura.html

Continuando o giro fotográfico por Espanha: Burgos
Continuando o giro fotográfico por Espanha: Burgos
Flagrante em Burgos, Espanha: quem inspirou quem?
Flagrante em Burgos, Espanha: quem inspirou quem?