Não poderia falar de Espanha, sem falar das corridas de touro. Longe de entrar na polêmica sobre se é crueldade ou não com os animais, sempre achei a tradição algo um pouco perigoso (para os humanos). Além da corrida, onde o toureiro é que corre o risco, em alguns lugares da Espanha tem uma festa em que soltam um ou dois touros pelas ruas e as pessoas correm na frente. No período em que estive lá vi algumas reportagens sobre acidentes nestas festas, alguém que foi chifrado pelo touro ou pisoteado pela multidão que corria… Este tema é polêmico entres os espanhóis. Para alguns a antiga tradição é motivo de orgulho. Para outros, de vergonha.

Em Barcelona até tem um praça de touros e corrida, mas os catalães em geral renegam um pouco essas tradições, dizendo ser coisa de espanhóis (e eles são catalães). Mas isso não quer dizer que as tradições catalãs são menos perigosas:

Os castellers são literalmente castelos humanos. Fazem uma base de um monte de gente e depois as outras pessoas vão subindo nelas e parando nos seus ombros, formando círculos onde sobem outras pessoas, em várias camadas até chegar ao topo (geralmente uma criança ou mulher leve).  Que eu saiba podem acontecer em qualquer época do ano. As collas, como associações, competem entre si, mas não sei se ganha o melhor ou mais alto casteller. Eu vi um ao vivo, fiquei super tensa e só voltei a respirar depois que o último tinha descido. Na tv tive o desprazer de ver uma menininha que caiu e morreu…

O correfoc seria, em catalão, corre fogo. São desfiles que ocorrem durante algumas festas. Pessoas vestidas de diabos saltam e dançam em meio a fogos artificiais. As pessoas que assistem têm que ficar a uma distância perto o suficiente para ver e longe o bastante para não ser queimadas. Uma amiga que foi tirar fotos, teve sua câmera queimada por uma fagulha.

Eta povo que gosta de uma descarga de adrenalina!

Catellers- foto da internet
Catellers- foto da internet
castellers- foto internet
castellers- foto internet
foto internet
foto internet
Correfoc- foto internet
Correfoc- foto internet
Correfoc na festa de La Mercè 2006- Barcelona
Correfoc na festa de La Mercè 2006- Barcelona
Foto inusitada. Doi diabos: você tem fogo?
Foto inusitada. Doi diabos no meio dos fogos: "você tem fogo?" Como assim?
Um diabinho fazendo diabrura
Um diabinho fazendo diabrura